Saúde

Carnaval: saiba como usar brilho e cílios postiços sem prejudicar pele e olhos

Especialistas explicam os riscos para a saúde, os cuidados com a higiene e orientam como e quais produtos usar

Foto: Reprodução/Freepik - @lookstudio

Cílios postiços e brilho. Muito brilho, por sinal! Afinal, quem é que não curte a ideia de aproveitar os dias de folia para caprichar na maquiagem? Unanimidade entre as mulheres, é presença garantida durante o Carnaval.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

No Espírito Santo, o Carnaval começa neste fim de semana. Oficialmente, a festa nacional começa daqui poucos dias. Nas lojas, o glitter  se torna um dos acessórios mais desejado para completar o look nos bloquinhos de rua, por exemplo. Mas será que a purpurina faz mal para a pele?

Especialistas alertam para alguns cuidados que devem ser tomados para não gerar problemas de saúde.

Segundo a médica dermatologista, Karine Cade, é preciso ter atenção ao tipo de glitter que será aplicado na pele. 

“O glitter vendido em papelarias é um triturado de microplásticos combinado com óxido de ferro para dar coloração. Além de não ser indicado para uso tópico na pele, é prejudicial para o meio ambiente”, diz.

Neste caso, Karine indica o uso de cosméticos que contém glitter em sua composição. Esses produtos chegam ao mercado depois do processo de aprovação na Anvisa, portanto, as fórmulas são adequadas para a pele.

E os cílios postiços? Pode?

O oftalmologista Rafael Paiva, do Hospital de Olhos de Vitória, faz alguns alertas pra quem adora caprichar nos cílios postiços. Segundo ele, não é o caso de deixar de usá-los, mas é importante adotar alguns cuidados para evitar danos aos olhos

Paiva diz que o uso indevido pode causar alergias e inflamações. Em casos mais graves, até a cegueira. E atenção! A regra vale não só para os cílios postiços mas também para aqueles que duram quase um mês.

“Quando a mulher está com cílios postiços, a higiene dessa região fica dificultada, acumula-se mais gordura e sujeira, ainda mais que as glândulas de gordura ficam localizadas na base dos cílios, aumentando o risco de acesso aos microrganismos que causam as infecções estejam em contatos com os olhos. E quanto mais tempo de uso desses cílios mais específica e cuidadosa deve ser a limpeza, para evitar os problemas”, explica o médico

Já sobre produtos utilizados para o alongamento dos fios, o oftalmologista é contra e afirma que não devem aplicados. Rafael disse ainda que eles podem provocar uma série de efeitos colaterais e inclusive contém medicações que são utilizadas para tratamento de aumento da pressão nos olhos.

Lápis de olho, sombra: saiba como aplicar

Sabe aquele tradicional lápis de olho preto ou colorido? Paiva lembra que "linha d'água" não foi feita para passar nenhum tipo de produto. A maquiagem deve ser aplicada na linha dos cílios, "mais pra fora" da pálpebra.

O médico conta que nessa região da linha d'água existem glândulas especiais e o risco da maquiagem entrar em contato com o olho é maior. Irritações, alergias, infecções e inflamações, como blefarite e hordéolo (conhecido como "terçol"), podem surgir por conta disso.

Agora, se acontecer da maquiagem cair dentro dos olhos, a orientação é lavar com água potável ou filtrada para eliminar o agente agressor.

Skincare: mesmo na folia, tem que manter em dia

Depois de uma noite inteira de festa, chegar em casa e cair na cama pra descansar parece a melhor alternativa, certo? Errado! É fundamental retirar toda a maquiagem usando algodão umedecido em água micelar.

“Após a remoção do glitter, é preciso lavar o rosto com gel ou sabonete de limpeza para ajudar a limpar e desobstruir os poros, tanto do resquício da maquiagem quanto da poluição”, diz Karine.

LEIA TAMBÉM: Remédio de R$ 6,5 milhões deverá ser pago por planos de saúde, determina ANS

Pontos moeda