Saúde

Covid-19: paciente com subvariante da Ômicron no ES é mulher de 66 anos

Segundo a Sesa, a paciente já está curada. A OMS informou que a nova subvariante é a mais transmissível já detectada até agora

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: governo do ES

Na tarde desta quarta-feira (1), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso da nova subvariante da Ômicron em circulação: a XBB.1.5. 

A paciente é uma mulher, de 66 anos, que segundo a pasta, já está curada, e por isso, não necessita de isolamento em casa ou internação hospitalar. A Sesa informou ainda que ela não estava viajando quando foi contaminada.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a XBB.1.5 é a mais transmissível detectada até agora. 

A nova cepa do coronavírus, que provoca a covid-19, apresentou uma disseminação muito rápida provocando, inclusive, um grande aumento no número de casos da doença nos Estados Unidos e na Europa, em dezembro do ano passado. No Brasil, o primeiro caso foi identificado em São Paulo, no início do mês de janeiro.

O que se sabe sobre a XBB.1.5?

Ainda de acordo com a OMS não existem dados disponíveis sobre a gravidade da subvariante. Por enquanto não houve nenhuma indicação de alteração na gravidade, porém, a pasta destaca que o aumento da transmissibilidade é sempre uma preocupação.

Especialistas seguem afirmando que as vacinas disponíveis atualmente permanecem protegendo a população imunizada contra sintomas graves da covid-19, além de hospitalização e morte.

Dicas para evitar a contaminação

Algumas dicas bastante conhecidas da população são fundamentais para evitar a covid-19. Veja:

1. Mantenha as mãos limpas: use água e sabão ou álcool gel;

2. Tome a vacina. Caso esteja com o esquema vacinal incompleto, atualize;

3. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço de papel;

4. Em caso de sintomas gripais, use máscara e mantenha-se afastado de outras pessoas. Principalmente das que fazem parte do grupo de risco;

LEIA TAMBÉM: Covid-19: ES registra primeiro caso da nova variante da Ômicron XBB.1.5


Pontos moeda