Saúde

Frutas cítricas e plantas podem causar manchas na pele; saiba como prevenir

Algumas frutas contêm ácidos naturais, como o ácido cítrico, que podem causar irritações cutâneas, especialmente quando expostas à luz solar. Veja o que diz especialista

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução/Freepik @jcomp

A lista é extensa: limão, mexerica, lima-da-pérsia, caju, limão-siciliano! Em dias quentes, ensolarados, as frutas cítricas costumam ser as primeiras da lista para espantar o calor e se refrescar, certo? 

E é justamente no verão que os cuidados ao manusear essas frutas tornam-se ainda maiores. Isso porque algumas substâncias encontradas nelas podem causar manchas na pele e até mesmo desencadear queimaduras, com formação de bolhas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Essas frutas contêm ácidos naturais, como o ácido cítrico, que podem causar irritações cutâneas, especialmente quando expostas à luz solar. E os cuidados vão além. Algumas plantas também podem desencadear reações semelhantes: salsinha, aipo, coentro, erva doce e erva de São João têm o potencial de causar reações alérgicas.

Segundo a dermatologista Ana Vervloet, o perigo está no fato de que, em um primeiro momento, a pessoa pode não sentir nada e somente após 24 horas surgir uma vermelhidão na pele, semelhante a uma queimadura. A médica explica que trata-se de uma reação inflamatória desencadeada pela combinação de substâncias fotossensibilizantes, ou seja, que reagem à luz solar, presentes nas frutas cítricas. 

“Essas substâncias, ao serem ativadas pela luz ultravioleta (UV), podem causar inflamação na pele, resultando em sintomas como vermelhidão, inchaço, bolhas e coceira.”
Foto: Reprodução/Freepik

Como evitar queimaduras e manchas na pele

Alguns cuidados bem simples podem e devem ser adotados para evitar o problema. Lavar bem as mãos após manusear frutas cítricas e alguns tipos de plantas é o principal deles. 

O uso correto de protetor solar e a atenção aos tempos de exposição são fundamentais. Já o tratamento, vai depender do nível de reação.

Em casos de irritação ou formação de bolhas, é recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde para um tratamento adequado.

Foto: Reprodução/Freepik @Racool_studio

Benefícios das frutas e plantas para a saúde

Mas nada de ficar com medo de fazer uma limonada geladinha ou comer uma laranja bem suculenta, viu? Apesar do alerta, as frutas cítricas e as plantas, como a salsinha e o aipo, por exemplo, oferecem diversos benefícios à saúde. 

São ricas em vitaminas, antioxidantes e diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra dengue ao SUS será prioridade, diz fabricante