Saúde

Exercícios auxiliam a enfrentar desconfortos durante a gravidez

Especialistas alertam que quando liberadas pelo médicos gestantes podem e vem realizar atividades físicas

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
As náuseas são comuns na gestação, mas as atividades físicas ajudam a amenizá-las. 

A gravidez é um momento especial para toda mulher, mas com o avanço da gestação e o crescimento do bebê é comum o surgimento de dores pelo corpo, inchaço e até mesmo incontinência urinária. A fisioterapeuta Letícia Rios, ressalta que fazer exercícios é uma boa saída para a qualidade de vida da futura mamãe.

“Não existe essa questão de que grávida não pode fazer exercícios. Se ela estiver liberada pelo médico para se exercitar, as vantagens são muitas, não só para aliviar desconforto da mãe, mas para garantir uma gravidez tranquila e até mesmo para fortalecer a musculatura para o parto normal”, explica a especialista.

Mexa-se

Inchaço: faça movimentos circulares nos braços e nas mãos, bem devagar. No caso das pernas, uma boa pedida é mantê-las elevadas por alguns minutos todos os dias. Evitar ficar numa mesma posição por muito tempo também é importante. Se trabalha muito tempo sentada, levanta-se de vez em quando e caminhe um pouco. Esses movimentos aumentam a circulação sanguínea, reduzindo a retenção de líquido.

Alongamento: alongamentos diários fazem bem porque relaxam os músculos, melhorando a postura.

Cintas: para aliviar a dor nas costas na gravidez, a dica é usar uma cinta e calcinha altas. Massagem também ajuda a aliviar a dor.

Atividade física supervisionada: desde que seja liberada pelo médico e supervisionada, a atividade física durante a gravidez é benéfico para mãe, para o bebê e também para o parto. Exercícios podem fortalecer o assoalho pélvico, importante para evitar incontinência urinária e facilitar o parto normal; auxiliam a reduzir inchaços e a controlar o peso. Entre as atividades indicadas para as grávidas estão caminhadas, alongamentos, musculação leve, pilates, entre outras.

Atenção 

Cuidado ao levantar da cama: importante levantar e deitar com cuidado, virando-se de lado e apoiando um dos braços na cama para levantar ou deitar devagar.

Loja de roupas para bebê oferece curso gratuito para gestantes 
Data: 4 de maio de 2019 (sábado)
Horário: de 8h30 às 16h
Local: Anfiteatro da UVV – Universidade Vila Velha, localizado na Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21 – Boa Vista em Vila Velha.
Inscrições: até 18 de abril pelo site

Pontos moeda