Saúde

Dez minutos de exercícios por dia são suficientes para deixar de ser sedentário, diz especialista

Fisiologista do esporte explica que simples mudanças de hábitos promovem benefícios à saúde; conheça!

Foto: Re´produção / Blog Corrida de Rua

A associação entre o sedentarismo e o desenvolvimento de diversas doenças está comprovada. No entanto, uma parcela da população considerada sedentária vem aumentado. De acordo com um levantamento do Ministério do Esporte, mais de 45% dos brasileiros são sedentários, o que representa 67 milhões de pessoas em todo o país. 

O índice entre as mulheres, de acordo com a pesquisa, é maior do que entre os homens, 50,4% contra 41,2%. A situação é alarmante e resulta de uma mudança comportamental e social impulsionada por avanços tecnológicos. 

O impacto negativo na saúde e na qualidade de vida é percebido com a incidência e a prevalência de doenças como diabetes, estresse, obesidade e problemas cardiovasculares. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é praticar cerca de 30 minutos de atividade física diariamente.

Para o fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros, se falta tempo para se exercitar, vale fazer pequenas mudanças no dia a dia, como trocar o elevador pela escada, ir caminhando ao trabalho, sempre que possível. "Uma dica básica para começar é observar atitudes simples que podem ser transformadas em mais movimento. Uma atividade diária de 10 minutos já é suficientemente capaz de promover benefícios à saúde".

Adeus, preguiça!

Antes de dar aquele adeus à preguiça e ao sofá, é importante fazer um check-up e se certificar que a saúde está em dia. Uma avaliação física completa envolve exames clínicos e físicos, como teste ergométrico e eletrocardiograma. Com uma boa orientação médica, é possível saber os limites que se pode atingir, sem correr riscos. "Os resultados permitem que o médico conheça o nível de condicionamento físico do paciente e qual o plano de exercício mais adequado para seu objetivo", explica o fisiologista.

A queridinha dos iniciantes é, sem dúvida, a caminhada. Cerca de 30 minutos diários é o suficiente para dar aquele up que o corpo precisa: "Depois de apenas uma semana, já é possível observar mudanças significativas no corpo, além de melhorar a circulação, combater a osteoporose, melhorar a respiração e a qualidade do sono. Não importa a atividade escolhida, o mais importante, na verdade, é que as pessoas tenham a consciência de que passar mais tempo sentado faz tão mal para a saúde quanto fumar ou se alimentar mal", aconselha Diego.

Confira algumas dicas para se manter mais ativo

- Caminhe nos locais próximos de sua casa, como padarias, mercados e lojas;

- Levante-se para falar com seus colegas de trabalho ao invés de mandar e-mails;

- Troque as escadas rolantes pelas escadas;

- Dê passeios mais longos com seu cão, isso fará bem aos dois;

- Descubra uma atividade física que ofereça prazer e pratique-a com regularidade;

- Faça uma pausa durante o dia para andar e incentive seus colegas do trabalho a adotar rotinas de exercícios laborais.

Pontos moeda