Saúde

O que fazer para recuperar o colágeno da pele?

Você já ouviu falar em efeito lifting? O termo é usado para produtos e tratamentos que oferecem um 'up' imediato no rosto, pescoço e colo

Foto: Divulgação

Os skincare’s estimulam a formação de colágeno e melhoram a flacidez da pele através de tecnologias que combinam simultaneamente, radiofrequência monopolar e ultrassom, como o Exilis Ultra 360, além de bioestimuladores que promovem um efeito rejuvenescedor ou laser fracionados, por exemplo. Mas, você sabe diferenciar cada um deles?

Essas e as principais dicas para conquistar uma cútis com mais firmeza, textura e brilho a dermatologista Larissa Kirylko Barion esclarece a seguir.

Por que o corpo para de produzir colágeno?

Todos os dias estamos expostos à radiação solar, estresse, poluição, falta de sono, tabagismo, alimentação inadequada, entre outros fatores que geram os radicais livres, causando a oxidação e degradação das fibras de colágeno. Além disso, com o processo de envelhecimento ocorre a mudança dos hormônios que agravam o quadro.

Com quantos anos isso acontece?

Geralmente aos 25 anos ocorre diminuição da produção de colágeno e com 30 anos passamos a degradar 1% ao ano.

Quais são os tratamentos que estimulam a produção de colágeno por mais tempo?

Algumas máquinas de radiofrequência, lasers e bioestimuladores. A radiofrequência estimula a produção de colágeno através do calor. Os lasers provocam uma injúria na pele e, ao se recuperar, ocorre a produção de novas fibras de colágeno. Já os bioestimuladores são injeções na derme profunda com produtos que permanecem no local por 1 ano estimulando o colágeno durante esse tempo. Alguns bioestimuladores aumentam a produção de colágeno em até 430%.

Com quantos anos devemos iniciar esses tratamentos?

O ideal é que as pacientes iniciem os tratamentos visando o estímulo da produção de colágeno aos 30 anos. Porém, podem iniciar a partir dos 25 anos com a finalidade de fazer um "banco de colágeno". Esses tratamentos devem ser feitos pelo menos uma vez ao ano.

Existe época do ano melhor para realizar esses tratamentos?

Radiofrequência e bioestimuladores podem ser feitos em qualquer época do ano. Já alguns lasers mais agressivos devem ser feitos preferencialmente no inverno para prevenir a pele da exposição ao sol.

Quantas sessões a paciente precisa fazer para sentir a diferença?

Os resultados são individuais e variam de acordo com cada paciente. Porém, para sentir diferença e começar a observar os resultados é indicado fazer em média quatro sessões de radiofrequência ou lasers e três sessões de bioestimuladores.

Pontos moeda