Saúde

Prefeitura de Anchieta decreta novas medidas de prevenção ao Covid-19 e transforma ginásio em centro de saúde

A determinação autoriza a abordagem de pessoas pelas autoridades policiais e sanitárias caso munícipes transitem pela cidade entre 21h e 05h

Aline Couto

Redação Folha da Cidade


Foto: Divulgação

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, publicou novo decreto com mais medidas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus (covid-19). A determinação autoriza a abordagem de pessoas pelas autoridades policiais e sanitárias caso munícipes transitem pela cidade entre 21h e 05h.

De acordo com a publicação, os estabelecimentos bancários deverão suspender o atendimento ao público, a quantidade de pessoas em velórios tem que ser no máximo de 10 e estabelecimentos comerciais essenciais terão limite de apenas uma pessoa de cada família para realizar as compras, que não seja do grupo de risco.

Já os restaurantes devem reorganizar sua estrutura de atendimento, mantendo número reduzido de mesas em pelo menos 50%. O decreto também proíbe aglomeração de pessoas em qualquer tipo de evento e suspende o funcionamento da Feira Livre da Agricultura Familiar.

Vila Olímpica de Anchieta

Outra medida tomada pela administração municipal, foi implantar um novo serviço de saúde. Agora o ginásio da Vila Olímpica de Anchieta foi transformado em centro de saúde para receber pacientes com sintomas gripais. Pessoas com febre, acima de 37,8º, tosse e falta de ar devem se dirigir ao local para serem atendidas pelos profissionais de saúde que estarão de plantão.

O novo serviço conta com um rodízio de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de segunda a sexta-feira. Às quintas e sextas haverá ainda atendimento de um pediatra. O serviço funciona das 7h às 16h. Agentes da Guarda Civil Municipal irão atuar no local.

Conforme o prefeito Fabrício Petri, o novo serviço na Vila Olímpica foi criado para desafogar as Estratégias de Saúde da Família – ESFs, evitar a aglomeração de pessoas e conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

* Com informações: Prefeitura de Anchieta

Pontos moeda