Saúde

Por que o governo do ES liberou uso de máscara? Entenda as novas regras

As pessoas que apresentarem algum sintoma gripal devem continuar usando máscara, independente da classificação de risco. Além disso, o uso deve permanecer em profissionais da saúde

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A semana começa com uma novidade para 77 dos 78 municípios capixabas: o uso de máscaras nas ruas deixa de ser obrigatório a partir desta segunda-feira (14). Apenas Cachoeiro de Itapemirim, Região Sul do Estado, segue com a classificação de risco moderado no 98º Mapa de Risco da covid-19 divulgado na última sexta-feira (11) pelo governo do Espírito Santo.

Segundo o governador Renato Casagrande, as novas decisões puderam ser tomadas em virtude da queda dos números da pandemia no Estado, registrada nas últimas semanas.

"Neste momento, estamos em fase forte de recuperação da pandemia. É uma alegria dizer isso hoje, que estamos em queda de casos, óbitos e taxa de transmissão. Nos próximos 15 dias, podemos ter as menores médias móveis de casos e mortes", afirmou Casagrande.

"Agora a taxa está em torno de 0,3, bem abaixo de 1%. É uma taxa de transmissão baixa que mostra que temos uma recuperação boa. Taxa de óbitos está um pouco acima de 7% mas em queda", completou.

Ao todo, 65 municípios estão no risco baixo — incluindo todos da Grande Vitória — e, pela primeira vez, 12 no risco muito baixo.

Pessoas com sintomas gripais devem continuar usando máscaras no ES

O governador ressaltou, no entanto, que pessoas que apresentarem algum sintoma gripal devem continuar usando máscara, independente da classificação de risco. Além disso, o uso deve permanecer em profissionais da saúde.

Foto: Divulgação / Pexel

"Pessoas com algum sintoma ou virose, usem máscaras e façam testes. Devem e precisam usar máscaras e fazer teste. Alguns profissionais, da área da saúde, por exemplo, se recomenda que as pessoas usem máscaras e temos regras específicas pra isso", destacou Casagrande, que incentivou a população a continuar usando o equipamento de segurança, quando julgar necessário.

"Se você acha que deve usar a máscara, use. É uma cultura, um equipamento usado em muitos países do mundo. Também passamos a usar máscaras para as pessoas se sentirem mais seguras. Não estamos dispensando como prática de equipamento que não tem efeito. Teve efeito grande e continuará tendo. E pode ser incorporada no nosso dia a dia".

Risco muito baixo 

Para atingir a meta, os municípios, subclassificados em microrregiões, devem alcançar as seguintes metas:

1 - 80% da população adulta da microrregião deve estar com o esquema vacinal primário completo contra a Covid-19;

2 - 90% da população de 12 a 17 anos da microrregião deve estar vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19;

3 - 90% da população idosa apta da Microrregião deve estar vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19, sendo avaliado quinzenalmente;

4 - Todos os municípios da microrregião devem ter ponto de testagem disponível à população.

Os municípios das regiões classificadas no risco muito baixo poderão voltar a realizar eventos sociais obedecendo apenas ao limite de público estipulado pelo Corpo de Bombeiros.

Saiba quais são as cidades na "fase azul"

A nova classificação, de cidades na "fase azul" é retomada quase dois meses após o governo estadual anunciar sua suspensão, em virtude do avanço da covid-19 registrado entre os meses de janeiro e fevereiro.

Com isso, as primeiras microrregiões a viverem essa fase são a Sudoeste Serrana, composta por sete municípios, e a Central Serrana, formada por cinco.

Fazem parte da microrregião Sudoeste Serrana: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo.

Já a Central Serrana é composta por: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Como está a situação em outros estados

Ao longo da última semana, pelo menos 4 estados e o Distrito Federal anunciaram a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras. Alguns, apenas em ambientes abertos e outros também em locais fechados. 

Na quarta-feira (9), o governador de São Paulo, João Dória, anunciou a liberação do uso do acessório em qualquer área aberta. O uso da proteção permanece no transporte coletivo, em todos os ambientes fechados e inclusive nas escolas. 

Em Santa Catarina e no Rio Grande Sul, crianças também foram liberadas do uso em ambiente escolar. Ainda assim, existe a recomendação de manter o uso para esse grupo pelo fato do risco de transmitir o vírus para parentes que têm comorbidades e portanto, maior chance de complicações.

Veja o que é permitido em cada classificação de risco no ES

RISCO MUITO BAIXO (12 cidades)

Na classificação de risco "muito baixo" não há restrições de ocupação de espaço ou horário de funcionamento nos comércios, academias e demais atividades sociais.

O limite de ocupação deve seguir as determinações do Corpo de Bombeiros, responsável pela avaliação técnica de cada espaço.

A partir desta segunda (14), os municípios das regiões classificadas no risco "muito baixo" também poderão voltar a realizar eventos obedecendo apenas ao limite de público estipulado pelo Corpo de Bombeiros.

Nesta classificação, não há obrigatoriedade no uso de máscaras, tanto em locais abertos, quanto em locais fechados. Também não há exigência do passaporte da vacina para entrar nos locais.

RISCO BAIXO (65 cidades)

Comércio

- Não há restrição de horário. Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m². É obrigatório uso de máscaras para funcionários e clientes em locais fechados. Em locais abertos, o uso de máscaras não é mais obrigatório.

Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 1 cliente por 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja. Uso de máscara é obrigatório.

Eventos

- Os eventos são permitidos com limite de, no máximo, 50% da capacidade de ocupação do local, seja fechado ou aberto. Se realizados em locais fechados, o limite máximo é de 1.200 pessoas. A apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19 é obrigatório, assim como o uso de máscara em locais fechados.

O governo do Estado têm a expectativa de liberar a realização de grandes eventos a partir de abril. Para isso, será preciso avançar na vacinação dos capixabas, como explicou o secretário de Saúde durante coletiva de imprensa.

Bares, restaurantes e academias

- Não há restrições para o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques e similares, bem como as academias. No entanto, os estabelecimentos, devem exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19. A exceção da exigência do documento é apenas para bares e restaurantes localizados nas praças de alimentações dos shoppings.

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social.

- Obrigatoriedade para uso de máscaras em ambientes fechados. O uso não é obrigatório em ambientes abertos (rua, parques, etc.)

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

RISCO MODERADO (01 cidade)

Comércio e shoppings

- Funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para todos, em ambientes abertos e fechados.

Eventos

- Para a realização de eventos, os locais não devem ultrapassar 50% da ocupação, com limite máximo de 1.200 mil pessoas em ambientes fechados e 2 mil em ambientes abertos. A apresentação do comprovante de vacinação é obrigatório, assim como o uso de máscara.

Bares, restaurantes e academias

- Não há restrições para o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques e similares, bem como as academias. No entanto, os estabelecimentos, devem exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19. A exceção da exigência do documento é apenas para bares e restaurantes localizados nas praças de alimentações dos shoppings.

LEIA TAMBÉM: 

>> Covid-19: máscara não será exigida em locais abertos no ES em municípios em risco baixo

>> Fase Azul: ES suspende classificação de 'risco muito baixo'



Pontos moeda