Saúde

Dengue: mais de 40% dos testes rápidos são positivos em Linhares

Até o momento, a cidade já registrou 1.578 casos da doença. Outros 576 estão em investigação. Três mortes foram confirmadas. O Espírito Santo vive uma epidemia da doença

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/PML

Linhares está em alerta para a situação da dengue no município. Dados divulgados pela secretaria municipal de Saúde revelam que mais de 40% dos testes rápidos realizados na cidade são positivos para a doença.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Desde o dia 6 de março, quando começaram a ser realizados, 340 exames foram realizados. Desse total, 143 deram positivo e 197 foram descartados. De janeiro até agora, Linhares contabilizou 1.578 casos da doença. Outros 576 estão em investigação e aguardam resultado. Três mortes foram confirmadas.

Ainda de acordo com a Semus, a testagem nesse formato tem por objetivo investigar a doença em um número maior de pessoas, em um tempo mais curto.

Como é feito o teste rápido?

O teste é rápido é feito por meio de uma análise em uma gota de sangue do indivíduo com a suspeita de Dengue, Zyka ou Chikungunya. O resultado fica pronto em 20 minutos. O teste agiliza o tratamento e como consequência, a recuperação do paciente. 

Além disso, possibilita que agentes de saúde analisem a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo.

Onde testar? 

Os testes estão disponíveis em 10 unidades de saúde de Linhares. Veja quais:

1. Planalto;

2. Bebedouro;

3. Caic (Interlagos);

4. Interlagos II;

5. Santa Cruz;

6. Canivete; 

7. Aviso;

8. Lagoa do Meio; 

9. Três Barras;

10. São José.

 Além desse locais, a população também encontra os testes rápidos no Hospital Geral de Linhares (HGL), na UPA Infantil 24 horas, no bairro Shell, e na Vigilância Epidemiológica, que fica na sede da Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina.

ES enfrenta epidemia de dengue

Na última terça-feira (7), a secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um alerta da situação epidemiológica da dengue no Espírito Santo. Ele foi direcionado aos profissionais da saúde de todo o Estado e encaminhado a todos os municípios.

Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, já são mais de 34 mil notificações e os nove óbitos confirmados em apenas dois meses do ano, o que colocou o Espírito Santo em alerta e no cenário de epidemia da dengue.

“Podemos considerar sim uma epidemia da dengue no Espírito Santo. Hoje temos cerca de 800 notificações para cada 100 mil habitantes, quando o ideal é abaixo de 100 notificações. Temos um cenário favorável para sua proliferação, com fatores ambientais, climáticos, além da confirmação da co-circulação de dois sorotipos, o DENV-1 e DENV-2, que ajudam no aumento considerado de casos”, explicou o subsecretário.

Procure um serviço de saúde diante de qualquer suspeita de dengue

Profissionais da área da saúde alertam para que a população fique atenta aos sinais da dengue e busque o quanto antes atendimento médico. A hidratação também deve começar o quanto antes no caso dos seguintes sintomas:

- Febre;
- Dor no corpo;
- Dor nas articulações;
- Dor muscular;
- Dor ao redor dos olhos e de cabeça;
- Dores abdominais;
- Náusea;
- Vômitos.
Pontos moeda