Saúde

Gamer desenvolve doença óssea após beber 3 litros de refrigerante por dia

O jogador e influenciador mineiro Neto Silva jogava 18 horas por dia para se manter no topo e adotou hábitos não saudáveis

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: REPRODUÇÃO/ INSTAGRAM SMOKEEOFICIAL

Um jovem gamer de 21 anos desenvolveu osteoporose após tomar 3 litros de refrigerante, 1 litro de café e mais energéticos diariamente. O rapaz jogava 18 horas por dia para se manter no topo e adotou hábitos não saudáveis. 

O jogador e influenciador mineiro Neto Silva faturou mais de R$ 1 milhão por meio das partidas de Free Fire. No entanto, a rotina intensa prejudicou perigosamente a saúde do jovem. 

Em entrevista ao Portal R7, ele contou que chegou a substituir a água pelo refrigerante com o objetivo de se manter acordado. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ainda de acordo com Neto Silva, antes de decidir seguir a carreira de gamer, ele era ativo e praticava exercícios regularmente. Porém, buscando se aperfeiçoar na profissão, o jovem adotou os hábitos não saudáveis, além da falta de exposição solar (vitamina D) e sedentarismo. 

Após um período, o gamer desenvolveu a enfermidade incomum na juventude. 

"Comecei a sentir muitas dores no corpo, não encontrava muito bem uma posição pra dormir, sentia o osso doendo. Um dia, inventei de sair para correr e comecei a torcer os pés logo nos primeiros passos. Já sentia muita dor nas costelas antes de dormir, mas achava que era por conta da má postura, por ficar muitas horas sentado na cadeira. Mas, quando aconteceu isso, durante a corrida, fui para o hospital no mesmo dia”, contou o jovem para o R7. 

O que é a doença?

O Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento definiu a osteoporose como um quadro clínico no qual há a redução da densidade óssea, tornando os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

Um exame médico revelou que Neto Silva estava com osteoporose primária do tipo 2, ou osteoporose senil. Essa classificação da doença consiste na deficiência de cálcio. A família de Neto, porém, não possuía histórico da enfermidade.

Sobre a ocorrência de osteoporose entre jovens, a endocrinologista Vívian Simões, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, contou que é pequena, com poucos relatos na literatura médica. 

A aparição da doença é mais comum na pós-menopausa e entre idosos. No entanto, para os jovens, seria menos incomum encontrar casos de fragilidade óssea.

Em pessoas mais novas, a osteoporose seria geralmente associada a doenças de base, geralmente reumáticas, distúrbios alimentares, doenças intestinais; tratamentos com corticoides; ou restrições alimentares, como vegetarianos ou veganos, condições que interferem no consumo de cálcio. 

Todas as condições listadas estariam ligadas à perda de massa óssea ou má absorção de cálcio e vitamina D.

Hábitos não saudáveis 

No entanto, no caso de Neto Silva, especialistas concordam que os hábitos têm influência direta na saúde óssea. A alimentação não saudável aumenta consideravelmente o risco da doença, além da falta de exposição solar e o sedentarismo. 

A alta ingestão de bebidas ricas em cafeína gera um aumento de excreção de cálcio na urina, devido à velocidade superior de absorção das bebidas comparada à de absorção do cálcio.

Além disso, o ortopedista Guilherme Chohfi de Miguel, médico responsável pelo diagnóstico e acompanhamento do jovem, acrescentou que a falta de exercícios, principalmente as de impacto, diminuí o estímulo para a formação óssea. 

A falta de exposição solar diminui também a conversão da vitamina D, a qual ajuda na absorção de cálcio pela alimentação e qualidade óssea.

O especialista ainda afirma que a rotina de sono adequada estimula o restabelecimento das funções e ajuda na produção de hormônios do crescimento.

Devido à predominância da tecnologia e sedentarismo na nova geração, o ortopedista expressou a preocupação de que tal diagnóstico se torne mais comum para os jovens e adolescentes.

Como corrigir? 

Após o diagnóstico, o gamer começou o tratamento com medicamentos de cálcio e vitamina D. A rotina de alimentação saudável, sono e exercícios também foi apontada pelo jovem como responsável por uma grande melhora. 

O médico ortopedista aconselhou que a adoção de uma rotina saudável ocorra desde a infância, período no qual acontece a produção da densidade óssea. O consumo de bebidas alcoólicas e hábitos fumantes por jovens também prejudica a saúde e deve ser evitado. 

*Com informações do Portal R7.

Pontos moeda