Saúde

O melasma voltou? Saiba como tratar as manchas na pele

Manchas estão entre os problemas que mais afligem as mulheres na temporada "pós-verão". A exposição solar é um dos principais fatores que desencadeiam o problema

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Não tem jeito. Todos os anos é a mesma história. Para quem sofre com o melasma, as férias de verão na praia, na piscina, os dias de Carnaval e o calor trazem de volta essas manchas escuras tão indesejadas e bastante resistentes.

Com a proximidade do outono e após a temporada intensa de exposição solar, a busca por tratamentos que amenizam o problema é grande nos consultórios.

Segundo a dermatologista Juliana Drumond, o melasma é uma condição que afeta muitas mulheres, principalmente entre 25 e 40 anos. Também é bastante comum surgir na gravidez e por causa do uso de anticoncepcional, por exemplo. De maneira geral, surgem principalmente do rosto, em áreas como: nariz, bochechas e testa, por exemplo.

Trata-se de uma hiperpigmentação, provocada pela concentração de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Apesar de atingir ambos os sexos, é mais recorrente no sexo feminino. Vale ressaltar que a predisposição genética também influencia no aparecimento das manchas.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

O fato é que o melasma afeta a autoestima das mulheres e para piorar, é difícil se livrar do problema (não existe cura, apenas controle). Além disso, quando não é tratada adequadamente, pode voltar ainda pior. 

Então, o que fazer? Disciplina está entre as palavras-chave. Seguir o tratamento indicado e se proteger diariamente do sol é fundamental para manter as manchas sob controle. Juliana lembra que basta um deslize para as manchas voltarem com força total.

“Quando a luz ultravioleta alcança nossa pele, estimula os melanócitos (que produzem a melanina). Por isso que o melasma pode aparecer mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente. E essa é uma das principais razões para o aumento das manchas após o verão.”

Hoje, a tecnologia é uma importante aliada no tratamento das manchas. O Fotona Starwalker é o queridinho de celebridades como Cleo Pires e Ivete Sangalo.

O laser emite pulsos ultracurtos (picossegundos), fragmentando os pigmentos em partículas menores, que são eliminadas pelo organismo. Dessa forma, não aquece nem agride a pele. E é por isso que, diferentemente dos outros lasers, esse aparelho não aumenta o risco de efeito rebote. 

LEIA MAIS: Nove em cada dez adolescentes compram cigarro em comércio autorizado

A ação clareadora dessa tecnologia não é através da irritação ou descamação da pele, mas pela fragmentação da melanina.

“Outra vantagem é que o laser consegue clarear mais as manchas do que um tratamento caseiro com cremes clareadores. E ainda tem um efeito mais duradouro”, explica a dermatologista.

Normalmente são indicadas de 2 a 4 sessões do laser, com intervalo mensal. Em alguns casos, pode ser associado ao tratamento domiciliar com cremes. Vale lembrar que o protocolo de cada paciente é definido individualmente.

Veja 4 dicas de prevenção do melasma

Veja algumas dicas para evitar o surgimento das manchas na pele: 

1. Evite a exposição excessiva à luz solar e outras fontes de calor;

2. Cuidado com a luz visível, aquela aquela podemos ver a olho nu também pode levar ao surgimento do melasma (computadores, lâmpadas, celulares);

3. Antes de sair de casa, passe o protetor solar indicado para o seu tipo de pele, inclusive em dias nublados;

4. Aposte em barreiras físicas: chapéus, bonés, óculos de sol e roupas com fator de proteção.

LEIA TAMBÉM: Parceiros não precisam mais de autorização para fazer laqueadura ou vasectomia

Pontos moeda