Saúde

Pés rachados? Especialistas dão dicas para resolver a situação

Problemas nos pés são uma das principais queixas quando se trata do cuidado do corpo e além de problemas estéticos, podem indicar doenças

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Freepik

Você gosta de usar um salto alto ou um sapato aberto, mas morre de vergonha de sair na rua com os calcanhares cheios de rachaduras? Os pés ressecados e rachados são uma das principais queixas quando se trata do cuidado do corpo e além de problemas estéticos, podem indicar doenças.

Em entrevista ao Folha Vitória, a médica Karla Lessa, que é pós-graduada em Dermatologia, explicou que a rachadura nos pés surge quando a pele está muito seca. "Os pés ressecam e acontece uma perda de elasticidade da pele, principalmente na região do calcanhar", disse. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Segundo a médica, alguns fatores contribuem para essa piora, como por exemplo o uso frequente de calçados apertados ou abertos, má alimentação e até mesmo a obesidade. 

"Além disso, algumas doenças, como psoríase e diabetes são alguns dos fatores que ocasionam as rachaduras. Os fungos podem causar as fissuras e os calos podem ocorrer por erro de postura. Por isso, sempre é bom fazer uma consulta integrada entre dermatologista e ortopedista", destaca Karla Lessa. 

Como tratar e prevenir pés rachados

Muito além de uma questão de estética, cuidar e tratar dos pés também é tratar da saúde. "Rachaduras são porta de entrada para microorganismos, como fungos e bactérias e doenças ulcerosas. O tratamento e a prevenção de calcanhares e pés rachados têm como chave a hidratação", explica a médica.

Confira algumas dicas simples: 

- Higienize os pés com água e sabonete;
- Seque os pés, inclusive entre os dedos;
- Esfolie seus pés três vezes por semana (utilize mel com açúcar); 
- Use óleo de semente de uva, abacate ou amêndoas doce nas unhas;
- Corte as unhas seguindo seu formato original;
- Utilize um hidratante à base de ureia.

A especialista em cosmetologia e graduada em Estética e Cosmetologia, Daniela Lopes, também dá algumas dicas para a prevenção de pés rachados. "Deve-se hidratar os pés diariamente, especialmente com cremes à base de ureia, assim como beber água", explicou. 

Ela também ressalta que, nos casos mais graves ou quando a situação persiste por muito tempo, é recomendado procurar um médico ou podólogo. 

"O especialista, dependendo da gravidade ou persistência do caso, pode ser necessário o uso de medicamentos tópicos ou orais, suplementação ou uso de cremes específicos, tudo sob orientação médica", relatou. 

"Pés rachados podem indicar doenças"

Daniela Lopes também destaca que muitos pacientes acreditam que pés rachados possuem motivos simples. Mas a situação pode indicar sintomas de outras doença, como por exemplo a psoríase, uma doença crônica que deixa a pele avermelhada com a aparência de escamas.

"Elas também podem indicar alterações no pH do sangue, que pode estar demasiadamente alcalino, o que pode causar mudanças na aparência da pele como um todo. Além disso, em alguns casos raros, os pés constantemente rachados podem indicar uma doença mais séria, como diabetes", explica a especialista.

Mesmo com a preocupação, ela ressalta que as causas mais comuns são mesmo o ressecamento e o atrito constante na região. 

LEIA TAMBÉM: O melasma voltou? Saiba como tratar as manchas na pele 

Pontos moeda