Saúde

Chá de louro: descubra os benefícios do chá de folha de louro para emagrecer e desinchar a barriga

Estimulando a produção de urina e com ação anti-inflamatória, o chá da folha de louro ajuda a reduzir o inchaço abdominal e pode acelerar o metabolismo.

Leitura: 4 Minutos
Folhas de louro, que são usadas para fazer o chá de louro.
Foto: Freepik

O chá de louro, preparado com a folha da planta, tem chamado atenção por seus efeitos diuréticos e desintoxicantes. 

A bebida pode ajudar a reduzir até 3 cm de inchaço abdominal por dia, sendo uma aliada natural para quem busca emagrecer ou eliminar retenção de líquidos.

Rico em antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias, o chá da folha de louro também auxilia na digestão e no bom funcionamento do metabolismo.

No entanto, não se deve esperar milagres ou uma ação significativa do chá de louro em termos de aceleração do metabolismo, ao ponto de escolhê-lo como a estratégia principal para tornar o metabolismo mais rápido.

Receita do chá de louro

Ingredientes

• 300 ml de água;
• 5 folhas de louro (tem que ser folha seca);
• 1 colher de vinagre de maça;
• 1 limão.

Modo de preparo

Comece colocando as cinco folhas de louro para ferver nos 300 ml de água. Ao chegar no tempo de fervura, deixe ferver por apenas cinco minutos. Em seguida, apague o fogo, tampe e deixe descansar.

Depois, acrescente uma colher pequena de vinagre de maçã e pingue algumas gotas de limão. Tome a bebida de manhã em jejum.

“Você vai ver o tanto de líquido que você vai eliminar”, disse o enfermeiro. Ele ainda deixa uma dica: “aumente a ingestão de água, vai ser importante você se hidratar, porque vai eliminar e vai precisar repor”, finalizou.

Benefícios do chá de louro, quais são?

O chá de louro oferece diversos benefícios para a saúde. Ele é conhecido principalmente por seu forte efeito diurético, ajudando a combater a retenção de líquidos e promovendo a redução do inchaço abdominal. Além disso, esse chá auxilia no processo digestivo, pois possui compostos que ajudam a aliviar gases, azia, cólicas e constipação, tornando a digestão mais leve e eficiente.

Outro benefício importante do chá de louro está relacionado à sua ação antioxidante. Rico em polifenóis e flavonoides, ele combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo as células contra danos. Também apresenta propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o que contribui para aliviar dores musculares, nas articulações e até auxiliar em quadros de artrite.

O consumo regular do chá pode ajudar na regulação do colesterol, contribuindo para a redução do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos, além de favorecer o aumento do colesterol bom (HDL). Esses efeitos ajudam na proteção da saúde cardiovascular, melhorando a circulação e equilibrando a pressão arterial. 

Além disso, o chá da folha de louro auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue, sendo um aliado no controle da glicemia, especialmente para pessoas com resistência à insulina ou diabetes tipo 2.

Por ser rico em vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina C, magnésio, potássio e ferro, também fortalece o sistema imunológico, ajudando o organismo a se proteger contra infecções. O chá tem efeito expectorante e antisséptico, sendo útil no alívio de tosses, congestão nasal e outros sintomas respiratórios. 

Outro ponto positivo é sua capacidade de promover relaxamento, já que alguns compostos presentes na folha, como o linalol, atuam diretamente no sistema nervoso, reduzindo o estresse, a ansiedade e melhorando a qualidade do sono. 

Além de todos esses benefícios, estudos apontam que os compostos bioativos do louro também possuem ação anticancerígena, ajudando na prevenção de tumores.

Contraindicações e cuidados ao tomar chá de louro

O consumo em excesso pode causar sonolência, desconfortos gastrointestinais (diarreia, cólicas) e até queda de glicemia.

Gestantes (risco de aborto), crianças, lactantes, pessoas com diabetes, usando anticoagulantes ou com condições gástricas devem ter cuidado e consultar um profissional de saúde.

Nunca se deve ingerir a folha inteira (pode causar obstruções), apenas o chá.