Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 10 de abril em Linhares

A meta de vacinação no Município é de 90% num grupo prioritário de 40 mil pessoas.

Foto: Daniel Bittencourt

A campanha de vacinação contra a gripe terá início no próximo dia 10 de abril em Linhares e se estenderá até 31 de maio. A vacinação será realizada nas Unidades de Saúde de Linhares para quase 40 mil pessoas dos grupos prioritários, entre eles crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas. 

A meta de vacinação para o município é de 90%. A vacinação contra a influenza contribui para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe. O dia D de Vacinação acontece no dia 04 de maio, das 8 às 17 horas, nas unidades de saúde da sede do município.

A coordenadora de Imunização da Prefeitura de Linhares, Ana Alves de Oliveira, explica que para receber a vacina, a pessoa pertencente ao grupo prioritário, deve comparecer munida do cartão de vacina, a unidade de saúde mais próxima de sua casa. "A vacinação contra a Influenza é muito importante para prevenir a doença e tem sintomas como febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração", reforça Ana.

Gripe 

O vírus da gripe é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda, pelas mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Conforme cronograma do Ministério da Saúde, a imunização é feita somente ao seguinte grupo prioritário

- Crianças de seis meses a menores de seis anos sem comorbidades;

- Crianças de seis meses a menores de nove anos de idade com comorbidades;

- Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;

- Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;

-Trabalhador de Saúde: trabalhadores de hospitais, prontos atendimentos, unidades de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas com atendimentos de saúde, estagiários de serviços de saúde, dentre outros;

-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; povos indígenas;

-Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza;

-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Pontos moeda