Saúde

Musculação: atividade é indicada para adolescentes?

Especialista esportivo diz que os treinos são recomendados e também ajudam o adolescente a se afastar de hábitos nocivos a saúde, como álcool e tabaco

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Acompanhamento de um educador físico durante as atividades é imprescindível para qualquer pessoa. 

É muito comum os pais terem dúvidas se o filho pode fazer musculação, porque pensam que a atividade poderá atrapalhar o desenvolvimento e o crescimento do seu filho. Porém, exercitar os músculos é muito importante para o adolescente, principalmente porque ajuda a evitar lesões provocadas por outras modalidades esportivas.

O educador físico e especialista esportivo Leandro Gomes, explica que a musculação é um treino que visa fortalecer a musculatura por meio da hipertrofia dos músculos, e quando feita sob supervisão de um profissional e respeitando os limites e características do individuo refletem positivamente na vida do adolescente, tornando os músculos mais fortes, evitando fraturas, a baixa da imunidade e dessa forma, as doenças. 

Foto: Fala Comunicação
Leandro Gomes também é especialista esportivo com expertise em futebol. 

A musculação é um exercício que trabalha com o levantamento de pesos, seja com halteres ou aparelhos específicos. Sua variação é referente a carga de treinamento que muda de pessoa para pessoa, os resultados dependem da boa execução dos exercícios. 

Segundo o educador físico é muito importante que o adolescente busque atividades prazerosas e seja acompanhado por um profissional. "A prática da musculação ajuda o adolescente a criar o hábito de praticar atividades físicas com frequência, o incentiva a buscar melhorar a sua alimentação, descansar adequadamente, com sonos regulares de oito horas diárias e também é um incentivo para que ele se afaste de hábito nocivos a saúde, como o álcool e tabaco". 

Pontos moeda