Saúde

Órgãos de capixaba doados em Cachoeiro de Itapemirim vão para cinco pessoas

Família de homem morto na terça-feira (02) autorizou a doação de fígado, rins e córneas

Foto: Divulgação / Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim

Um homem identificado como Altair Lima Martins, que morreu na terça-feira (02), após cair de uma escada, vai salvar vidas. Isso porque a família autorizou a doação de seus órgãos na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo.

Fígado, rins e córneas são os órgãos destinados à doação. O fígado, inclusive, já tem destino certo e será transplantado em um paciente do Rio de Janeiro. Rins e córneas vão permanecer no Espírito Santo. 

Ao todo, cinco pessoas serão contempladas. “Esse momento é muito triste e a dor é grande demais, mas a carga fica mais leve ao saber que ele ajudará outras pessoas a continuarem vivendo", afirmou Justino Antônio Lima Martins, irmão da vítima, que informou à Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro sobre a intenção de Altair em doar os órgãos.

Enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Beatriz Rivieri Colodette, explica que o processo de captação pode ser demorado, o que muitas vezes faz com que a família desista da doação. “Ao contrário do que muitos pensam, a vontade de doar não fica escrita em documentos, como carteira de motorista. Na verdade, quem quer ser um doador deve deixar o desejo explícito para sua família”, disse Beatriz Rivieri.

Pontos moeda