Saúde

Semana Mundial da Saúde: MS pede atenção do governo para cobertura vacinal

Imunização é a melhor forma de combater o reaparecimento de doenças que já estavam eliminadas no Brasil, como o sarampo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Daniel Bittencourt
No próximo dia 10 começa em todo o Espírito Santo a vacinação contra o vírus da gripe. 

No domingo, 7 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data marca o inicio da semana de conscientização da população sobre os cuidados com o corpo e a mente, e o Ministério da Saúde faz um alerta importante por meio do tema "vacina e imunização" como forma de evitar a volta de doenças já erradicadas no mundo. 

O tema escolhido pelo Brasil neste ano, se deve ao registro de baixas coberturas vacinais que permitiram o reaparecimento de doenças que já estavam eliminadas no país, como o sarampo.

Segundo o Ministério da Saúde o governo atual deixa a desejar no quesito imunização, porque começou sua gestão com baixa cobertura vacinal, incluindo a imunização contra o sarampo. Ainda segundo o MS o pico de vacinação contra a doença ocorreu em 2003, mas desde então vem caindo. No ano passado a média nacional atingiu a margem de 80% da população vacinada, quando a meta estabelecida foi de no mínimo 95%. Por isso, pela primeira vez, o Governo Federal estabeleceu a vigilância e vacinação como meta prioritária de governo.

Como vacinar? 

A população pode se vacinar gratuitamente nas mais de 36 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos. Caso você tenha perdido o cartão de vacinação, o Ministério da Saúde orienta procurar o posto de saúde mais próximo onde recebeu as vacinas e resgatar o histórico, assim como, refazer uma nova caderneta. É importante lembrar que a falta da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar.

Vacinas pelo SUS 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente 19 vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação, protegendo contra 18 doenças imunopreveníveis cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. São vacinas que contemplam crianças, adolescentes, idosos, gestantes e povos indígenas. Por ano, o Ministério da Saúde aplica mais de 300 milhões de doses de vacinas na população brasileira.

É importante ressaltar que todas as vacinas distribuídas pelo SUS são seguras. Elas passam desde o processo de produção por avaliação de qualidade e segurança. Além disso, por validação e aprovação de instituto reguladores e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Saúde Universal 

No meio universal, a Semana Mundial de Saúde tem como tema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS): "Saúde para todas e todos. Em todos os lugares", que significa garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer forma de preconceito e sem sofrerem dificuldades financeiras.

* Com informações do Ministério da Saúde 

Pontos moeda