Saúde

Serviços de saúde e atividades físicas de graça no Dia Mundial da Saúde em Vila Velha

Ação acontece neste domingo, dia 7, na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica, em Vila Velha

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Saúde, que visa a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma boa qualidade de vida, contará com ações de prevenção e bem-estar neste domingo, no município de Vila Velha. 

No horário de 8h às 12h, profissionais da saúde darão expediente na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica. Quem for ao local poderá fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal, que avalia o peso do indivíduo em relação à sua altura para indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do desejável.

A equipe também fará ação preventiva para alertar a população sobre os riscos e complicações clínicas associadas ao descontrole da hipertensão arterial. No espaço será realizada, gratuitamente, a aferição da pressão. Todas ações serão abertas e gratuitas à população. Os clientes da Samp receberão, no entanto, orientações sobre o aplicativo Samp Bio para monitoramento da saúde.

A programação inclui, ainda, o estímulo à prática de atividades físicas. Os passantes poderão curtir uma agenda de atividades com aulas de alongamento e HIIT (High-intensity interval training) lecionadas pelos profissionais da GL Funcional, do personal Glênio Luiz.

Já o serviço de compartilhamento de bicicletas de Vila Velha, administrado pela Tembici, com patrocínio das empresas Samp e Banestes, também contará com uma ativação no dia. O objetivo é incentivar o uso da bike como meio de transporte e aliado da saúde e do bem-estar. O serviço será gratuito, por meio da ativação do código promocional DIADASAUDE pelo aplicativo Bike VV. A estação 07 funcionará em formato de bolsão, disponibilizando bicicletas extras.

Para a cardiologista Flávia Pezzin, o Dia Mundial de Saúde deve servir como uma alerta sobre a necessidade de buscar sempre o bem-estar físico e mental. “É importante ter hábitos saudáveis, que inclui alimentação correta, atividade física regular, pelos menos 150 minutos por semana, realizar consultas médicas periódicas e jamais se automedicar. Ao perceber qualquer sintoma, o paciente deve buscar um profissional de saúde para avaliações clínicas e laboratoriais”, orienta Flávia.

A cardiologista também chama a atenção da população sobre os riscos do sedentarismo. “Embora aplicativos, carros e tantas outras tecnologias adiantem bastante a nossa rotina, elas inibem, por outro lado, a realização de exercícios físicos. A inatividade é um comportamento prejudicial à saúde. Ela é a principal causa do crescimento da obesidade. O sobrepeso provoca o surgimento de doenças cardiovasculares, além de ocasionar diabetes, hipertensão, descontrole da taxa de triglicérides, entre outras enfermidades”.

A iniciativa é uma realização das empresas Samp, Tembici e Banestes, em comemoração à data, lembrada em todo o mundo no dia 7 de abril.

Pontos moeda