Saúde

Tuberculose: somente metade das vacinas BCG para combater a doença é entregue

Prefeituras estão preocupadas e diante do cenário passam a limitar aplicações em crianças

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
A principal maneira de evitar a tuberculose em crianças é por meio da BCG, ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Ministério da Saúde deverá entregar aos municípios 48% do quantitativo previsto da vacina BCG (substância ativa obtida de cepa viva atenuada de Mycobacterium bovis), que protege contra tuberculose. Representantes de secretários municipais de Saúde receberam um comunicado da pasta nos últimos dias sobre a redução das remessas.

Mauro Junqueira, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, afirmou que as prefeituras estão preocupadas e, diante da situação, passaram a limitar aplicações. Para não haver perda, frascos com múltiplas doses são abertos apenas em dias específicos. O receio é de que o problema dificulte ainda mais o trabalho de convencimento dos pais.

O País assiste há dois anos uma redução dos níveis de cobertura vacinal. Uma das explicações para a redução é o grande número de vezes que pais têm de levar crianças aos postos para completar o cronograma da imunização. A BCG é a primeira vacina do calendário. O risco é de que, enfrentando dificuldades já na primeira aplicação, pais fiquem desmotivados.

Tuberculose

É uma doença infectocontagiosa transmitida por via aérea, como tosse, espirro e fala, que pode ser fatal e que progride silenciosamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa a 20ª posição na lista dos 30 países prioritários para a tuberculose.

De acordo com a coordenadora Ana Paula Rodrigues Costa o sintoma principal da doença é tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. No entanto, ela disse que a pessoa também deve ficar atenta a outros sintomas como febre baixa, geralmente à tarde; suor noturno; falta de apetite; perda de peso; cansaço fácil; fraqueza e dor no peito e nas costas. Se observados esses sinais, a pessoa deve buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Dados

No Espírito Santo, 60% dos casos de tuberculose estão na região metropolitana. Foram identificados 1.305 novos casos da doença em 2018, com coeficiente de incidência de 32,9 casos por 100 mil habitantes por ano e 68 pessoas morreram vítimas da doença no Estado no ano passado.

Reposta para a redução das vacinas

O ministério, no entanto, afirmou que a redução da distribuição é pontual, atribuiu a entrega menor do que o planejado a problemas de logística e garantiu que o problema será resolvido. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que a pasta transferiu o armazém das vacinas do Rio para São Paulo e a mudança acabou atrapalhando as distribuições.

Além da BCG, secretários disseram estar preocupados com estoques reduzidos de soros para pacientes que foram picados por animais peçonhentos. Oliveira afirmou que a expectativa é de que a produção seja normalizada no próximo semestre. Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda