Saúde

Brasil registra primeira morte após reinfecção por variante de covid-19

A confirmação da reinfecção por diferentes variantes do coronavírus reforça a necessidade das medidas de higiene e isolamento, diz pesquisa

Foto: Divulgação

Aos 39 anos, um morador de um município vizinho a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, morreu após de infectar, pela segunda vez, com uma variante diferente do coronavírus no país. 

Foi em um estudo de pesquisadores da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul, que o óbito foi registrado. 

De acordo com os pesquisadores, o paciente foi infectado em novembro de 2020 pela variante P1, que surgiu no Amazonas, mas não apresentou nenhum sintoma da doença. 

Apenas três meses depois, em março deste ano, o homem foi infectado novamente, mas dessa vez por uma outra variante do vírus, a P2, descoberta inicialmente no Rio de Janeiro.

A vítima tinha histórico de doença crônica no coração e diabetes. Apresentou falta de ar e dificuldade para respirar. De acordo com os pesquisadores, ele chegou a ser intubado em uma UTI, mas não resistiu.

O professor Fernando Spilki, da Feevale, diz que a pesquisa conseguiu detectar que a variante P1, do Amazonas, chegou ao Rio Grande do Sul no final do ano e se espalhou em 2021.

Para os pesquisadores, a confirmação da reinfecção por diferentes variantes do coronavírus reforça a necessidade da população ampliar as medidas de higiene e isolamento.

Fonte: Agência Brasil

Pontos moeda