Saúde

Falta de higiene bucal facilita a entrada do coronavírus na corrente sanguínea

Vírus presente na saliva chega mais rápido aos pulmões

Foto: Divulgação

Um novo estudo, publicado no Jornal de Medicina Oral e Pesquisa Odontológica, revelou que o coronavírus afeta com mais intensidade as pessoas com acúmulo de placa dentária ou gengivite. 

A descoberta foi de pesquisadores do Reino Unido, África do Sul e Estados Unidos. Eles perceberam que altas concentrações do vírus se movem da saliva de pessoas com doenças gengivais diretamente para os pulmões. 

Segundo a pesquisa, o vírus presente na saliva entra na corrente sanguínea do paciente por meio das feridas causadas na gengiva. Dessa forma, chegam aos vasos sanguíneos, passando pelas veias do pescoço e do tórax, e alcançando o coração antes mesmo de ser bombeado para as artérias pulmonares. 

Um dos pesquisadores, o médico radiologista Graham Lloyd-Jones, analisou tomografias computadorizadas de pacientes com covid-19, enquanto dentistas da equipe fizeram a relação entre a saúde bucal deles e a gravidade da doença.

O coautor do estudo, Iain Chapple, professor de periodontologia da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, explicou que os resultados ajudam a compreender por que algumas pessoas desenvolvem doença pulmonar durante a covid-19 e outras não.

"Também pode mudar a maneira como gerenciamos o vírus — explorando tratamentos baratos ou mesmo gratuitos direcionados à boca e, em última instância, salvando vidas."

Chapple acrescenta que a escovação e uso de enxaguantes bucais são fundamentais até mesmo para quem não está com covid-19.

"As doenças gengivais deixam as gengivas mais vazadas, permitindo que os micro-organismos entrem no sangue. Medidas simples — como escovação cuidadosa e escovação interdental para reduzir o acúmulo de placa bacteriana, juntamente com enxaguatórios bucais específicos ou mesmo enxágue com água salgada para reduzir a inflamação gengival — podem ajudar a diminuir a concentração do vírus na saliva e ajudam a mitigar o desenvolvimento de doenças pulmonares, além de reduzir o risco de evolução para covid-19 grave."

*Com informações do Portal R7

Pontos moeda