Hidratação da pele: conheça os produtos mais indicados e evite o envelhecimento precoce

Saúde

Hidratação da pele: conheça os produtos mais indicados e evite o envelhecimento precoce

Vale lembrar que a prática de hidratação da pele também e recomendada para pessoas que se queixam de alta oleosidade

Foto: Divulgação

Hidratar a pele do rosto é um dos cuidados mais indispensáveis na rotina de beleza, principalmente das mulheres, mas muitas ainda pulam a etapa por medo de aumentar a oleosidade da pele, ou até mesmo por não enxergar a importância do procedimento. A fisioterapeuta dermato funcional, Luciana Turino explica o motivo para não se abrir mão do hidratante facial na rotina, independente do tipo de pele.

Segundo a fisioterapeuta, sem um hidratante facial adequado, o ressecamento da pele começa a criar linhas finas no rosto e, também, vai evidenciar as linhas já existentes.

“Sempre ao acordar e antes de dormir faça uma limpeza adequada, com um sabonete, espuma ou gel de limpeza profunda, e após, aplique um creme rico em antioxidantes e agentes rejuvenescedores, como o retinol e a vitamina C, para nutrir a pele, e assim, prevenir o seu envelhecimento precoce”, disse ela.

Um ponto crucial e que merece ser explicado é sobre as pessoas que tem a pele do rosto oleosa. Grande parte delas pensam que o hidratante só vai agravar o problema. A especialista afirma que este é um erro grave, porque o que acontece é justamente o contrário. O uso do hidratante facial ajuda a regular os níveis de produção de sebo no rosto.

“Quando a pele não recebe a hidratação necessária e ainda é tratada com produtos que eliminam a oleosidade, ela entende que precisa aumentar a produção da oleosidade para compensar o ressecamento, por isso é essencial sempre aplicar um hidratante depois de lavar o rosto. Outra opção é aderir às técnicas que conseguem chegar a uma hidratação profunda da pele, como o microagulhamento, skibooster e led azul”, explicou.

A farmacêutica Olga Martins, lembra que existem vários tipos de hidratantes faciais, com texturas bem leves e até refrescantes. “Hoje já são manipulados hidratantes faciais oil ffree, anti idade, e até em spray. Este último é uma ótima opção para as pessoas que não gostam da sensação do hidratante em creme. O leque é grande, basta experimentar e entender qual deles funciona melhor com o seu tipo de pele”, apontou.

“O hidratante cria uma camada protetora contra os radicais livres presentes no ar, além de preparar a pele para receber os químicos do dia. Um exemplo são os tratamentos contra acne e os anti sinais do tempo, alguns podem ser bem agressivos, portanto é importante que a pele esteja hidratada e preparada para receber esses tratamentos”, completou a farmacêutica.


Veja os tipos de hidratantes mais modernos:

HIDRATANTE EM SPRAY

Forma farmacêutica: Solução spray
Composição: Aloe vera; PCA NA; Sorbitol; Silicone e Glicerina
Indicação: Hidratação por mais de 24 horas, ação regeneradora antioxidante e antienvelhecimento, confere à pele uma hidratação natural evitando a perda de Umidade, confere toque seco e sedoso, sem pegajosidade na aplicação.
Posologia: Borrifar no rosto à noite ou pela manhã.


HIDRATANTE ANTI IDADE 72 HORAS

Forma farmacêutica: Serum
Composição: Lipossomas de Coenzima Q10; hydrat in 72H; Pantenol e Óleo de Jojoba.
Indicação: Fornece hidratação de até 72 horas, confere maciez e emoliência à pele, previne a formação de radicais livres.
Posologia: Aplicar no rosto a noite ou pela manhã antes do protetor solar;


ESPUMA DE LIMPEZA HIDRATANTE

Forma farmacêutica: Espuma
Composição: Alantoína; Pantenol; Aloe Vera e Ácido Salicílico
Indicação: Limpa, controla a oleosidade e hidrata profundamente a pele.
Posologia: Lavar o rosto pela manhã e à noite


CREME HIDRATANTE OIL FREE

Forma farmacêutica: Creme
Composição: Hidroviton; Ácido hialurônico; Lactil;
Indicação: Fornece uma profunda hidratação, sem causar oleosidade, ideal para peles acneicas; Efeito não comedogênico.
Posologia: Aplicar no rosto à noite ou pela manhã antes do protetor solar.