VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Saúde

Vacinação contra a covid-19 continua na Grande Vitória nesta semana. Saiba como será!

Em Cariacica, está previsto um novo agendamento para terça-feira, com 1.500 vagas para idosos com idade entre 60 e 64 anos e 3.000 para a segunda dose de idosos de 75 anos ou mais e profissionais da saúde que estejam na ativa

Foto: Angela Angius/Secom-PMS

Com a chegada de novas doses das vacinas contra o novo coronavírus, as cidades da Grande Vitória já começaram a aplicar a primeira dose em idosos com idades entre 60 a 64 anos. As ações ocorreram no sábado e novas imunizações e abertura de vagas para agendamento estão previstas para esta semana.

Em Vitória, o agendamento para a vacinação em idosos de 60 a 64 anos foi aberto na última sexta-feira (9) e acabou cerca de três minutos depois. Mais de 5 mil pessoas desse público-alvo foram vacinadas no sábado.

Também no sábado, a Prefeitura de Vitória abriu agendamento online para a aplicação da segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronovac entre os dias 19 de janeiro e 20 de março. Foram disponibilizadas 3.400 vagas, sendo 2.400 para os idosos e 1.000 para os trabalhadores da saúde.

A vacinação acontece terça (13), sexta-feira (16) e sábado (17) nas unidades de saúde Maruípe, Vitória, Conquista, Praia do Suá e Andorinhas e no Ginásio da Faculdade Salesiano, no Forte São João. A prefeitura da capital informou que aguarda a chegada de novas doses para continuar o agendamento para a imunização.

Em Vila Velha, primeiro município da Grande Vitória a abrir agendamento para pessoas a partir dos 60 anos, a imunização começou na sexta-feira e seguiu no sábado, nas Unidades Municipais de Ensino (Leonel Brizola, Graciano Neves, Paulo Mares Guia e Tuffy Nader), Shopping Vila Velha, Boulevard Shopping, Universidade Vila Velha, Tartarugão e no Caic de Terra Vermelha.

Ainda no sábado, foram abertas mais 13 mil vagas para agendamento. Desse total, mil foram destinadas para a primeira dose de pessoas acima de 65 anos; 7 mil para a primeira dose de pessoas de 60 a 64; 3 mil vagas para trabalhadores da saúde tomarem a segunda dose da vacina Astrazeneca; e outras 2 mil para pessoas acima de 75 anos receberem a segunda dose da Coronavac.

De acordo com a prefeitura, as imunizações dessas doses deverão ocorrer ao longo da próxima semana. A população acamada ou com dificuldade de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde. Para isso, é necessário fazer o cadastro, disponível no site da prefeitura.

A Prefeitura de Vila Velha informou também que novos agendamentos serão abertos à medida que a Secretaria de Saúde do Estado repassar mais vacinas ao município.

Na Serra, também houve vacinação, no sábado, para pessoas com 60 a 64 anos. No mesmo dia, foi aberto um novo agendamento, com 4.440 vagas, para a vacinação nesta segunda-feira (12), terça (13) e quarta-feira (14), para o público dessa faixa etária.

A vacinação na segunda-feira acontecerá nos drive-thrus do Parque da Cidade e no posto montado para quem não está de carro e nos drive-thrus do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

Já na terça e quarta-feira, acontecerá nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Boa Vista, Serra Sede, Serra Dourada, Novo Horizonte e Feu Rosa e também nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A, Bairro de Fátima e Nova Almeida.

A reportagem questionou, mas a Prefeitura da Serra ainda não respondeu se há previsão para novos agendamentos no município.

Em Cariacica, 4.090 pessoas foram vacinadas no sábado. Receberam a primeira dose pessoas com idade entre acima de 60 anos, enquanto pessoas com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde receberam a segunda dose.

Na próxima terça-feira (13), às 10 horas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abrirá 1.500 novas vagas para a primeira dose de idosos com idade entre 60 e 64 anos e 3.000 vagas para a segunda dose de idosos de 75 anos ou mais e profissionais da saúde que estejam na ativa. O agendamento é feito pelo site vacina.cariacica.es.gov.br.

Já em Viana, idosos com idade entre 60 e 64 anos receberam a primeira dose do imunizante em casa. A aplicação da vacina foi feita durante mutirão que teve início no sábado, nos bairros Campo Verde, Canaã, Industrial, Ipanema, Morada de Bethânia e Soteco.

Outro mutirão ocorre nesta segunda-feira (12), para este mesmo grupo prioritário, nos bairros Areinha, Canaã, Nova Bethânia I e II, Universal e Vale do Sol. O objetivo, segundo a prefeitura, é que as 14 equipes administrem 1.400 doses da vacina nesses dois dias.

A vacinação deste grupo será feita em domicílio, conforme a estratégia definida pelo município desde o início da Campanha de Vacinação contra a covid-19 no Estado, em janeiro deste ano. Portanto, em Viana não é realizado agendamento para aplicação da vacina.

Pontos moeda