Saúde

Gripe: mais de 1,5 milhão de capixabas estão aptos a vacinar; saiba quem pode

No Espírito Santo, o início da 25ª Campanha contra a Influenza foi antecipada e as vacinas já estão sendo aplicadas em todo o Estado desde o último dia 4 deste mês

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica

A partir desta segunda-feira (10) e até o próximo dia 31 de maio, acontece em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é alcançar a meta de imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário composto por 81,8 milhões de pessoas.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

No Espírito Santo, o início da 25ª Campanha contra a Influenza foi antecipada e as vacinas já estão sendo aplicadas em todo o Estado desde o último dia 4 deste mês. Cerca de 1,6 milhão de capixabas poderão receber a dose. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que essa antecipação é estratégica e acontece visando uma maior adesão da população. Um outro ponto é o cenário epidemiológico e os dados da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza dos anos anteriores.

“O objetivo é não perder a oportunidade de imunizarmos a nossa população-alvo. Mantermos seguros contra a gripe e também contra Covid-19, ajudando assim a reduzir o número de casos graves no Estado e buscando uma cobertura ideal nas duas campanhas”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Mas, quem poderá receber o imunizante pelo SUS?

1. Pessoas com 60 anos ou mais;
2. Gestantes;
3. Puérperas (até 45 dias de pós-parto);
4. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos ( 5 anos, 11 meses e 29 dias);
5. Trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas;
6. Comorbidades;
7. Pessoas com deficiência permanente;
8. Caminhoneiros;
9. Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
10. Trabalhadores portuários e funcionários do sistema de privação de liberdade.

No ano passado, o Estado alcançou 69,07% na cobertura, sendo que em cada grupo foi de:

- Crianças: 78%;

- Gestantes: 65,01%;

- Puérperas: 30,56%;

- Idosos com 60 anos e mais: 70,54%;

- Povos indígenas: 71,22%;

- Professores: 30,29%;

- Trabalhadores da saúde: 61,79%.

Quais as diferenças entre gripe e resfriado?

Os sintomas do resfriado são muito parecidos com os da gripe, porém, é importante ressaltar que a gripe é uma doença série e caso não seja tratada corretamente pode levar à morte.

Tosse, febre, espirros, dor de cabeça, nariz congestionado, sensação de cansaço e coriza estão entre os principais sintomas da gripe. Eles surgem repentinamente e o quadro dura em média 1 a 2 semanas. Já o resfriado apresenta-se de modo mais ameno e sem febre.

Prevenção

Além da vacina, ferramenta importante para evitar a doença, é fundamental reforçar medidas simples de higiene no dia a dia, como: lavar as mãos com frequência, evitar tocar os olhos, a boca e o nariz, não compartilhar objetos pessoais, adotar uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e optar por ambientes bem ventilados.

LEIA TAMBÉM: Cresce número de crianças internadas por vírus respiratório

Pontos moeda