Saúde

Páscoa: médicos alertam para os riscos de comer chocolate em excesso

Especialistas dão dicas para não cometer exageros nessa época. Saiba como retomar a rotina alimentar e não sobrecarregar o organismo

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Falta pouco mais de uma semana para o domingo de Páscoa. Além da festa religiosa, a época é marcada pelos tradicionais ovos de chocolate. De tamanho, formato e peso variado, o doce pode ser encontrado com fartura nessa época do ano em lojas especializadas e mercados.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Mas será que tanto chocolate assim faz bem para a saúde? Segundo especialistas, a resposta é não! O consumo excessivo pode levar à diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. 

Derivado do cacau, o doce é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em grandes quantidades.

O médico especialista em bem-estar, pós-graduado em Nutrologia, Danilo Pianca, faz um importante alerta. Doce demais, de maneira geral, e não só na Páscoa, são os grandes causadores de doenças crônicas. 

“Pelo fato de o açúcar ser um alimento industrializado e não natural, não possui nutrientes e é rico em calorias. Após o grande consumo, ele ainda pode ser transformado em gordura, gerando a obesidade, que é uma doença e fator de risco para diversas doenças, diabetes tipo 2, colesterol alto”, explica.

As versões ricas em açúcar, gordura hidrogenada e glúten são as que mais podem fazer mal. Inclusive, esses ingredientes podem levar ao aparecimento da acne, principalmente em pessoas que já possuem pré-disposição para o problema. Produtos com baixo percentual de cacau provocam o aumento da oleosidade da pele, segundo a dermatologista Ana Flávia Lemos.

Colesterol alto e alergias

Um outro problema desencadeado pelo alto consumo de chocolate é o aumento do colesterol e triglicérides. A longo prazo, os danos podem ser ainda maiores, como aumento de gordura no fígado e acúmulo de placas de gordura nas artérias.

A reação alérgica, muito comum em crianças, também costuma surgir em temporadas de muito chocolote. Coceiras, irritação na pele com vermelhidão e bolhas, diarreia e até rinite alérgica, são alguns sintomas. Em crianças alérgicas ou atópicas pode agravar o quadro, até porque algumas têm intolerância a lactose. 

“O recomendado é consumir com equilíbrio e caso ocorra alguma reação na pele, buscar o dermatologista para o tratamento”, recomenda Ana Flávia Lemos.

De vilão a mocinho: chocolate também pode ser bom para a saúde

A nutricionista Jana Brignol destaca que algumas versões do chocolate podem sim ser bastante benéficas para a saúde. Os proveitos do chocolate, na verdade, estão relacionados à composição do cacau que é rico em polifenóis, mais especificamente os flavonoides, que garantem características antioxidantes e anti-inflamatórias.

"Antioxidante significa que protege nossas células contra a ação de radicais livres. Antiinflamatório significa que combate e previne processos inflamatórios no nosso organismo. Citando benefícios à saúde, podemos destacar os relacionados à pele e ao coração, por exemplo", explicou a nutricionista.

A médica dermatologista, Ana Flávia Lemos destaca que os ideais são aqueles com porcentagem mais alta de cacau, a partir de 50%, com menos açúcar e gordura. Por apresentarem antioxidantes, são bons para prevenir o envelhecimento, por exemplo.

Confira 9 dicas para não exagerar na Páscoa

Se você faz parte daquele grupo de pessoas que se auto intitulam 'chocólatras' e está contando dos dias para se fartar do doce, o médico Danilo Pianca listou nove dicas simples para não errar a mão. Vejá só:

1. Compre apenas o necessário

O mundo não acaba na Páscoa, vai ter o mesmo chocolate o ano todo, porém em formato diferente. Compre o da sua preferência e seja feliz. Chocolates mais escuros, com maior porcentagem de cacau, são mais ricos em antixoxidantes e tem menos açúcar.

2. Torne o chocolate mais saudável

Tente comer chocolates associados a frutas e castanhas. Isso porque além de ter mais fibras e vitaminas, dá mais saciedade do que chocolate puro.

3. Compartilhe seu chocolate

Não seja egoísta. Divida com seus familiares, amigos. Quanto menos acesso ao chocolate menos chance de consumir em excesso.

4. Menos é mais

É melhor comer pequenas porções ao longo da semana todos os dias e manter o controle das calorias, do que comer todo chocolate em um dia.

5. Não abandone sua rotina alimentar

Mesmo comendo mais chocolates, mantenha sua dieta e procure fazer mais atividade física.

6. Não passe vontade

Comida também promove relações entre amigos e familiares, cria memórias afetivas. Não é preciso ficar de fora, mas tenha equilíbrio, e não deixe de olhar as calorias que está consumindo em excesso, assim pode compensar.

7. Vamos cozinhar

A Páscoa é uma excelente data para juntar as crianças e fazer os próprios ovos de Páscoa, existem diversas receitas na internet que podem ser compartilhadas.

8. Mantenha sua hidratação em dia, isso vai ajudar a manter a sensação de saciedade.

9. Caso mesmo seguindo as dicas anteriores tenha passado da conta, mantenha-se calmo, volte a sua rotina, pratique mais atividade física, reduza o carboidrato do jantar por alguns dias. 

LEIA TAMBÉM: Dengue? Conheça 7 sinais que indicam quadro mais grave da doença

Pontos moeda