Saúde

Conheça os melhores alimentos para a saúde bucal

Ricos em vitamina C e D os alimentos ajudam na formação dos dentes e fortalecimento da gengiva

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Alimentos ricos em vitamina C e D são os principais aconselhados por especialista. 

Você sabia que o consumo de alimentos nutritivos, além de contribuir para a sua saúde em geral, também melhora a sua saúde bucal? No topo da lista estão os laticínios como leite, iogurte e queijo. Também é aconselhado dar preferência para os alimentos ricos em vitamina C, porque eles ajudam no fortalecimento da gengiva. Mas é preciso comer com moderação devido à  acidez presente nesses alimentos, que podem prejudicar o esmalte dos dentes. 

Segundo Umberto Ramos, dentista especialista em periodontia, a vitamina C presente nos alimentos são exemplos de nutrientes que oferecem benefícios, como formação de dentes fortes e desenvolvimento e manutenção de gengivas saudáveis. 

O especialista diz que a dica é incluir alimentos ricos nesses nutrientes na sua dieta: 

Cálcio: os laticínios, incluindo o leite, o iogurte e o queijo são boas fontes de cálcio. "Prefira as versões de iogurte com baixo conteúdo de açúcar ou sem açúcar, para não estimular a cárie dental", aconselhou Umberto. 

Vitamina C: Muitas frutas e vegetais, incluindo as laranjas e o melão, além dos vegetais verdes, como brócolis e espinafre.

Mas lembre-se: é importante manter uma rotina diária de cuidados com a sua boca, mantendo a escovação pelo menos duas vezes por dia e o uso do fio dental. 

Umberto também aconselha que as pessoas façam uma consulta com o dentista de seis em seis meses.


Pontos moeda