Saúde

Médicos e enfermeiros são capacitados em curso promovido pelo Hifa Guarapari

De acordo com pesquisa de satisfação realizada ao término do evento, o curso obteve aprovação unânime.

Foto: Divulgação
Aproximadamente, 50 profissionais participaram do Prenabe.

Recentemente, o Hospital Francisco de Assis, Hifa Guarapari, promoveu o curso Pré-Natal Baseado em Evidências (Prenab). A capacitação, dirigida aos médicos e enfermeiros que atuam na rede básica de saúde do município, reuniu cerca de 50 pessoas.

O palestrante, Dr. Edson Borges de Souza, médico obstetra referência em pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiador da Rede Cegonha, destacou a importância do curso, ressaltando o medo que as gestantes têm do parto, um sentimento que também envolve os profissionais. “Preparar a mulher para o parto, esse é um dos principais objetivos do pré-natal. Porém, isso começa com a preparação dos profissionais”.

Foto: Divulgação
O palestrante, Dr. Edson Borges, entre Walkyria Procópio e Jailton Pedroso, gerente administrativa e superintendente do Hifa Guarapari, respectivamente.

Questões práticas desse acompanhamento gestacional como a atenção primária, referência hospitalar, estilo de vida durante a gravidez, infecções e condições clínicas, por exemplo, foram colocadas em pauta. Destaque para outra grande contribuição do pré-natal, que é a identificação e o tratamento de possíveis doenças ou complicações que implicam no sucesso da gestação e do nascimento.

Com aprovação unânime, o curso Prenabe promoveu, ainda, o entrosamento e a reciclagem dos profissionais que atuam com o pré-natal no município. “Esse é mais um elo de todo o sistema que atende a gestante. O Dr. Edson trouxe muito conhecimento, estudos de casos clínicos e deu a oportunidade de tirarmos muitas dúvidas do nosso cotidiano”, relatou a enfermeira da Unidade de Saúde Thereza Loyola de Jesus, Shaiana Nunes Soares.

“E importante que todos os segmentos da atenção básica falem a mesma língua e essa foi uma oportunidade de unirmos protocolos, condutas, para sempre direcionarmos a gestante para o melhor caminho, o sucesso da gestação”, completou Dra. Ângela de Carvalho Gianordoli Teixeira, responsável pelas gestações de alto risco do Saúde da Mulher.

“Esse foi um momento de interação, discussão e conversas, uma oportunidade de afinar nossa assistência às gestantes do município. O Dr. Edson é um profissional ímpar e esse aprendizado só enriquece o trabalho que executamos no dia a dia”, finalizou Thais Ferreira da Rosa, enfermeira obstetra e Coordenadora de Enfermagem do Hifa.

Foto: Divulgação
O curso foi direcionado aos médicos e enfermeiros da rede básica do município.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Hifa Guarapari

Pontos moeda