Saúde

Veja como melhorar a aparência do rosto e deixar a pele uniforme eliminando os poros dilatados

Pessoas com a pele oleosa estão mais suscetíveis a desenvolver o problema.

Foto: Divulgação
Poros dilatados são comuns entre homens e mulheres. 

Apesar de não apresentarem riscos à saúde, os poros dilatados são uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos, pois causam muito incômodo para quem sofre com o problema. Isso porque aqueles "buraquinhos" que ficam expostos no rosto acabam deixando a pele mais oleosa e menos uniforme.

Os poros abertos são comuns tanto em homens quanto em mulheres, sendo mais frequentes em pessoas com pele oleosa e nas áreas que produzem mais sebo, como a chamada zona T (testa, nariz e queixo).

Segundo a dermatologista Christina Drummond, o problema ocorre em razão de produção excessiva de oleosidade, exposição solar sem proteção, calor e falta da limpeza adequada da pele. “Se não houver uma boa higienização, o uso de maquiagem, por exemplo, pode piorar a pele uma vez que propicia maior acúmulo de resíduos na face”, destacou.

Outro fator que pode deixar os poros mais dilatados é o envelhecimento e a flacidez da pele. A boa notícia é que dá para reverter o problema com tratamentos específicos, como o Laser Fracionado e o MMP.

“Os procedimentos ajudam muito no tratamento, mas os cuidados diários em casa, com o uso dos produtos adequados para o tipo de pele, incluindo os ácidos prescritos pela dermatologista, também contribuem para a melhora.”, disse a dermatologista.

Vale ressaltar que pessoas que apresentam essa condição genética, precisam se cuidar sempre, poia com o tempo os poros voltam a se dilatar. O ideal é procurar um dermatologista para avaliar o melhor tratamento.

Tratamentos 

Laser Fracionado: Penetra profundamente na pele, levando a firmeza da pele com diminuição dos poros e promovendo um rejuvenescimento. Também indicado para o tratamento de cicatrizes de acne.

Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP): Realizado com o uso de um aparelho de microagulhamento que injeta medicamentos na pele, clareando e fechando os poros.

Peelings químicos: Feito em consultório, promove descamação, renovação celular e redução temporária da oleosidade, o que ajuda a dar um aspecto mais uniforme ao rosto.

Pontos moeda