CORONAVÍRUS

Saúde

Lentes de contato podem aumentar risco de contaminação pelo novo coronavírus

Além disso, a médica orienta que o recomendado é fazer o uso de óculos

Foto: Divulgação

O uso de lentes de contado pode aumentar o risco de contágio pelo coronavírus. Pelo fato de as pessoas costumarem manusear com frequência as lentes e as mãos são um dos principais meios de contaminação para o vírus. 

Antes de manipular as lentes, a primeira coisa a se fazer é lavar as mãos. "É essencial manter a higienização, respeitar o tempo de descarte, que pode ser mensal ou anual, e o número de horas de utilização prescrito por dia. O período máximo é de 8 horas", afirma a oftalmologista Ione Alexim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Além disso, a médica orienta que o recomendado é fazer o uso de óculos, porém "pacientes com algumas doenças que atingem a córnea ou com um grau muito elevado precisam, necessariamente, da lente de contato", afirmou.

Risco de queimadura química

A especialista alerta para o risco de passar álcool em gel para as lentes acidentalmente, pois o produto pode causar queimadura química ao entrar em contato com os olhos.  

A higienização das lentes deve ser feita com solução específica multiuso, que é encontrada em farmácias. A limpeza deve ser feita três vezes ao dia, com fricção por 30 segundos, no mínimo.

Limpeza dos óculos

A mistura de sabão neutro líquido e água também é recomendada para limpar as lentes de óculos, que deve secar ao ar livre. "O paninho [que vem na caixa] pode ser veículo de contaminação. Então, ele não deve ser usado para isso", alerta Ione.

A mania de secar os óculos nas roupas também oferece risco de contaminação do vírus e, além disso, pode arranhar as lentes.

Com informações do portal R7

Pontos moeda