Saúde

Sono desregulado? Veja os remédios naturais que ajudam a dormir bem

Uma boa noite de sono é fundamental para a imunidade; farmacêutico indica e explica os suplementos que ajudam a dormir melhor

Foto: distúrbio do sono

A pandemia e o isolamento social tem gerado preocupações, ansiedade e estresse em muitas pessoas. Isso faz aumentar os casos de insônia e dificuldade em ter uma noite de sono. Um dos problemas é que dormir mal, com frequência, também afeta o sistema imunológico, prejudicando a saúde.

da Pharmapele Vila Velha,

Segundo o farmacêutico Márcio Mendes Mello, se você já buscou alternativas como meditação, prática de exercícios físicos, cremes calmantes, banho quente antes de dormir e não funcionou, é hora de apostar na suplementação orientada. "Os manipulados naturais ajudam na redução do estresse e da ansiedade e melhoram o sono. Eles são indicados pela maioria dos médicos", comentou.

Confira uma lista dos principais ingredientes naturais que podem ser manipulados e ajudam na melhora da qualidade do sono.

Pinetonina

De acordo com o farmacêutico, a pinetonia é um blend de aplicação nasal formulado com óleos essenciais escolhidos por suas propriedades terapêuticas. O produto acessa rapidamente regiões específicas do cérebro para promover relaxamento e equilíbrio emocional, melhorando a qualidade do sono sem causar sedação e diminuindo os sintomas do estresse, como agitação e ansiedade.

Foto: Pharmapele
Farmacêutico Márcio Mendes Mello.

Valeriana officinalis

Amplamente utilizada devido as suas propriedades sedativas, hipnóticas e ansiolíticas, essa raiz, que é manipulada em cápsulas, possui ação indutora do sono, hipotensora, antiarrítmica e ansiolítica. "Dessa forma, a raiz promove o sono e alivia a ansiedade de forma natural, relaxando o corpo e a mente ao invés de induzir diretamente o sono. Logo, não causa dependência e também não faz com que você se sinta grogue durante a manhã, como ocorre com os medicamentos comumente prescritos para o tratamento desses distúrbios", indicou o especialista. 

Relora

Com eficácia comprovada na redução do cortisol, hormônio do estresse, que pode causar ansiedade, agitação do sono e compulsão alimentar, o suplemento, que pode ser manipulado na forma de sachê, cápsula ou chocolate, promove sensação de relaxamento, bem-estar e felicidade com efeitos comparados aos antidepressivos, além de diminuir a necessidade de comer de forma compulsiva.

Rhodiola rosea

Consagrada mundialmente como “raiz de ouro”, a Rhodiola rosae é um ingrediente manipulado em cápsulas que possui efeito estimulante ou sedativo, dependendo da necessidade, sendo assim capaz de te fazer dormir bem, melhorando os quadros de depressão, aumentando o desempenho no trabalho, eliminando a fadiga e auxiliando no tratamento dos sintomas provocados pelo estresse físico e psicológico.

Serenzo

Extraído da laranja Citrus sinensis, conhecida como laranjeira, e podendo ser formulado em cápsula, sachê ou chocolate, o Serenzo reduz os sintomas gerados pelo estresse, como ansiedade, mudanças do humor, agressividade, problemas do sono e dores musculares. Além disso, contribui para o relaxamento, serenidade e bem-estar, melhorando, consequentemente, a qualidade de sono.

Passiflora incarnata

Popularmente conhecido como Maracujá, esse extrato, quando utilizado de forma oral, tem ação ansiolítica, sedativa e antidepressiva. Estudos mostram efeito ansiolítico semelhante ao benzodiazepínico oxazopam, com início de ação mais lento, porém, sem seus efeitos colaterais, podendo assim amenizar a insônia, depressão, irritabilidade, dor de cabeça e os efeitos da menopausa.

Melatonina

Conhecida como hormônio da noite ou hormônio do sono, a melatonina é um antioxidante poderoso que regula o momento de dormir, melhorando a qualidade do sono, e participa da reparação das nossas células, que estão constantemente expostas aos efeitos do estresse, poluição e outros elementos nocivos, combatendo assim os danos causados pelos radicais livres que agridem o organismo.

O farmacêutico alerta sobre a importância de não se automedicar e mesmo sendo ingredientes naturais, é fundamental ter o auxílio de um profissional da saúde, seja ele médico, nutricionista ou o farmacêutico, que fará a prescrição mais indicada para o caso.

Pontos moeda