Saúde

ES tem mais 4 casos suspeitos de gripe aviária em aves migratórias

As aves foram encontradas com vida, porém debilitadas nas cidades de Itapemirim, Nova Venécia, Linhares e em Vitória

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Rodrigo Schereder/TV Vitória

O Espírito Santo investiga 4 novos casos suspeitos de gripe aviária. A informação foi divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (18), durante coletiva de imprensa na Secretaria de Estado da Agricultura. As três primeiras constatações no Brasil, ocorreram em três aves migratórias costeiras: duas aves da espécie Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando) e uma ave da espécie Sula leucogaster (atobá-pardo).

>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!

Segundo o secretário Ênio Bergoli — assim como as primeiras confirmadas com a doença — são da espécie trinta-réis de bando, ou seja, aves migratórias costeiras. 

Os animais foram encontrados com vida, porém debilitados. Esses novos casos foram registrados nos municípios de Itapemirim, Nova Venécia, Linhares e novamente em Vitória.

LEIA TAMBÉM: >> Ministério da Saúde: funcionário de parque é caso suspeito de gripe aviária no ES

Amostras foram coletadas para analisar o possível contágio pelo vírus H5N1 e o resultado deve sair na próxima semana.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, informou que dos 33 casos, até ontem em investigação, apenas uma segue sendo monitorado. "Isso começou no dia 8 de maio, então, elas já estão fora hoje. E uma pessoa que se encontra ainda como caso suspeito, que foi coletada amostra também, ela dentro de mais 24 horas ela também pode estar sendo liberada por que está assintomática no dia de hoje".

O subsecretário falou ainda sobre o período de temperaturas mais baixas, a maior circulação de vírus respiratórios e a importância da vacina contra a Influenza. Principalmente pelo fato dessas doenças apresentarem sintomas muito parecidos. 

"É um período em que todos nós sabemos que existe a circulação de várias outras viroses. A gente vê aí um crescimento nos últimos meses da gripe sazonal tanto que o governo federal junto com o nosso governo estadual, nós liberamos a vacina da Influenza, nós começamos a vacina dia 4 de abril e agora ampliamos a campanha para todo o público acima de 6 meses".

Sobre os casos de gripe aviária no ES

Os dois primeiros trinta-réis de bando foram encontrados debilitados em Marataízes, litoral Sul do Estado, e Vitória nos últimos dias 7 e 8 de maio. Eles foram encaminhados ao Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), em Cariacica.

As três aves, de acordo com a Seag, apresentaram sinais clínicos neurológicos entre os dias 8 e 10 de maio. Já no dia 10, o médico veterinário do Ipram fez a notificação da suspeita ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O processo de investigação e colheita de amostras, conforme ações previstas no plano de vigilância de influenza aviária, foram adotados imediatamente.

ES monitora 1º caso suspeito de gripe aviária em humano no Brasil

Na tarde desta quarta-feira (17), a secretaria de Estado da Saúde informou que uma pessoa com possível exposição as aves do Parque Fazendinha, em Vitória, está em isolamento por ter apresentado sintomas gripais leves. O caso suspeito foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a Sesa, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, foram identificados 33 possíveis expostos no local. Um deles, já em isolamento, está sendo monitorado pelo município. Ainda no início da noite de quarta, a pasta divulgou que o paciente é um homem de 61 anos, funcionário do parque.

O subsecretário disse durante a coletiva que a expectativa é de que o resultado do exame saia já na próxima semana.

LEIA TAMBÉM: Gripe aviária: 26 aves são sacrificadas no ES por prevenção à doença


Pontos moeda