Saúde

Hemoes de Vitória não terá atendimento neste domingo (28)

O Hemocentro do Estado é responsável pela distribuição do sangue que chega aos hospitais públicos do Espírito Santo. Saiba quando os atendimentos serão retomados

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Gabriela Molina / Folha Vitória

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Vitória, não abrirá as portas neste domingo (28). O motivo, segundo a direção do local, é a realização da higienização da caixa d’água.

Por causa disso, os atendimentos serão retomados somente na segunda-feira (29), a partir das 07h, com cadastro de doadores até as 18h20.

>> Entre no grupo de Saúde do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas. Participe também do nosso canal no Telegram!

O atendimento no Hemoes é por livre demanda. O cidadão que desejar doar sangue pode realizar o agendamento pelo telefone: (27) 3636-7920 ou pelo site: www.hemoes.es.gov.br

É importante destacar que os estoques de sangue dos tipos: A-, B-, O- e O+ estão em estado crítico. Já AB- e AB+ encontram-se em nível de alerta. Apenas A+ e B+ encontram-se com os estoques classificados como estáveis, porém, isso não significa que não são necessárias novas doações. Muito pelo contrário. 

LEIA MAIS: Dia Internacional da Tireóide: conheça as principais doenças e saiba como prevenir

O Hemoes é responsável pela centralização da coleta, processamento e distribuição do sangue que chega aos Hospitais Públicos do Estado.

Quem pode doar sangue

Para se candidatar como voluntário é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Para as pessoas mais velhas só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

É importante destacar que, ao longo do ano, homens e mulheres realizam as doações em intervalos diferenciados. 

Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, podendo realizar até três doações no período de um ano. Para os homens, o intervalo é de 60 dias, podendo realizar até quatro doações no período de um ano.

Para mais informações sobre doação de sangue, acesse este link

LEIA TAMBÉM: Conheça os 5 tipos de TPM e saiba o que fazer para aliviar sintomas

Pontos moeda