Saúde

Ácaro é o principal agente causador de alergias em casa; saiba como deixar poltronas e sofás limpos no inverno

Estação do ano gera maior proliferação de ácaros e é importante estar atento à limpeza ideal dos estofados

Foto: Divulgação

Com a chegada da estação mais fria do ano, é comum que as pessoas passem mais tempo em casa, aconchegados no sofá ou na cama. Mas, por outro lado, os estofados e os colchões podem acumular mais ácaros, fungos e bactérias, principalmente no inverno, já que as pessoas tendem a deixar os ambientes fechados e com pouca circulação de ar. 

Por esse mesmo motivo, as doenças respiratórias também apresentam maior incidência. Gripe, asma, bronquite, rinite e até pneumonia são as grandes vilãs da época. 

A higienização se torna, então, uma forte aliada da saúde. Por meio da limpeza, é possível eliminar os fungos, ácaros e bactérias causadores das alergias. Por isso, o Doutor Sofá, Willian Tamara, especialista em limpeza e impermeabilização de estofados, elenca cinco dicas para deixar poltronas, sofás e camas sempre limpos.

1- O ácaro é o principal agente causador de alergias em uma casa. Ácaros, fungos e bactérias podem causar eczema, conjuntivite, espirros, coceiras pelo corpo, doenças respiratórias como rinites e até mesmo asma. Então, é importante sempre manter seus estofados sempre higienizados.

2- Em geral, o ácaro fica retido entre as fibras do colchão, estofado ou carpete, não em sua superfície. O Ideal é aspirar constantemente, pelo menos uma vez por semana, pois um simples pó ou resto de comida em contato com o estofado pode causar fungos e, consequentemente, mofo.

3- Para higienizar, use bactericidas, anti-ácaros e anti-mofo, ajudando assim a controlar a proliferação deles.

4- Uma outra dica é utilizar capas e mantas. Elas são fáceis de lavar e ainda deixam o sofá e poltronas mais conservados.

5- Para uma limpeza mais profunda e profissional, opte por um serviço especializado, que faça a impermeabilização do tecido e conte com os equipamentos apropriados.

Pontos moeda