Saúde

Calvície? Após 30 anos de estudos, produto desenvolvido por universidade mineira chega ao ES

Testes foram realizados com 60 voluntários. Em 66% dos casos o cabelo cresceu na região onde havia falha capilar e, em 30%, novos fios de cabelo surgiram.

Foto: Divulgação
Metade dos homens que tem entre 18 a 50 anos sofre com algum tipo de quadro de calvície.

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), no Brasil, 42 milhões de homens têm calvície e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema atinge metade dos homens até os 50 anos de idade.  A maioria não lida bem com a perda dos cabelos e muitos buscam maneiras para reverter o problema. Alguns já estão investindo no implante capilar, mas devido ao custo do procedimento, tônicos capilares têm sido a solução mais acessível para o problema.

A boa notícia é que um novo tônico capilar que combate a queda dos cabelos e devolve o crescimento aos fios foi desenvolvido por professores e doutores da Universidade Federal de Minas Gerais, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica, e por pesquisadores da Alamantec, empresa residente do parque tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

Após 30 anos de pesquisa, e desenvolvido com base em uma proteína que combate as principais causas da queda de cabelo, o produto chega ao mercado nacional. De acordo com o médico, pesquisador e coordenador da pesquisa, Robson Augusto Souza Santos, durante os testes realizados com 60 voluntários, em 66% dos casos o cabelo cresceu na região onde havia falha capilar e em 30%, novos fios de cabelo surgiram.

Tratamento

Ainda conforme o professor, para atingir o nível de interrupção da queda dos cabelos e crescimento de novos fios é necessário realizar o tratamento por no mínimo 90 dias ininterruptos. “O tratamento pode se estender por tempo indeterminado, e não possui contraindicação”, afirma Robson Santos.

Em 2010 foram feitos testes que comprovaram que o produto não causa alergias. Em um segundo momento, segundo os estudiosos, novos testes foram realizados constatando a eficácia: evita queda de cabelo!

“A principal diferença é que esse tônico é baseado em produtos produzidos pelo próprio organismo. Ele tem três efeitos principais: vaso dilatação, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos que nutrem o folículo piloso; é antioxidante; e reduz a morte celular, com isso preserva mais o folículo piloso, responsável por produzir os pelos”, explicou o coordenador.

O pesquisador lembra que começou com a pesquisa básica há mais de 30 anos e diz ser muito gratificante ver um produto sair da bancada direto para o mercado. O cosmecêutico recebeu o nome de “Sanctio – Nanoformulação Antiqueda Capilar” e já é comercializado em todo país, inclusive no Espírito Santo.

A queda de cabelo, por inúmeros motivos, atinge boa parte da população mundial. No Brasil, 50% das mulheres adultas tem pelo menos uma queixa com relação à queda de cabelos. Metade dos homens que tem entre 18 a 50 anos sofre com algum tipo de quadro de calvície, já entre as mulheres o percentual é de apenas 5%.

Pontos moeda