Saúde

Dicas para reduzir o estresse no trabalho

Profissionais que atuam sob pressão estão mais suscetíveis a terem problemas relacionados ao estresse

Foto: Divulgação

Já ouviu falar em Síndrome de Burnout? A condição é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e também estressantes. A principal causa da doença, conhecida também como "Síndrome do Esgotamento Profissional", é justamente o excesso de trabalho. 

O problema é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

Uma das formas de prevenir o burnout é evitando o estresse no trabalho, mas como isso é possível? A atenção plena pode ajudar você a manter a tranquilidade. 

No carro... 

Pelos primeiros 5 ou 10 minutos do seu tempo no carro, desligue o rádio e se concentre-se em como você se sente ao estar no carro em silêncio. Concentre sua atenção na experiência física de dirigir: a sua postura, o seu pé no pedal do acelerador, as mãos ao volante. Cada vez que você frear obedecendo aos sinais de trânsito ou parar no semáforo, pause e respire fundo. Por mais que isso aconteça no trânsito, também vai ajudar você no combate ao estresse no ambiente de trabalho!

Você usa o transporte público para ir para o trabalho? Você também pode incorporar a atenção plena no translado para colocar em prática essas dicas de como reduzir o estresse no trabalho.

Nikki Jankelowitz, co-fundadora da organização Centered Meditation, recomenda a respiração diafragmática. Coloque sua mão na barriga e respire profundamente, lentamente, sentindo seu diafragma subir e descer. “Esse exercício é tão rápido e fácil de fazer no caminho, e tudo que você precisa fazer são essas respirações lentas, profundas e tranquilas, sentir sua respiração subir e descer. Três a cinco minutos disso seriam suficientes para colocar seu corpo em no modo ‘reação de relaxamento’”, disse. 

Na internet... 

Talvez o seu trabalho exija que você navegue na internet. Esse comportamento automático nos impede de estar presentes no momento e entender nossos sentimentos. Em vez disso, acabamos acobertando nossos momentos de estresse ou falta de interesse com distrações para evitar lidar com essas emoções. Isso só piora as coisas: um estudo da Universidade do Texas concluiu que evitar emoções na verdade as torna ainda mais fortes.

Então, abrir o Facebook quando você sente altos níveis de estresse pode parecer terapêutico no momento, mas a longo prazo, você está apenas multiplicando seu estresse no ambiente de trabalho.

Mais dicas... 

1- Evite comer na sua mesa de trabalho, na frente do computador ou no carro. Não tem como reduzir o estresse no trabalho se você não der uma arejada no ambiente. Encontre um lugar onde você possa se sentar confortavelmente e concentrar sua energia no almoço.

2- Depois, dê uma acalmada e realmente saboreie a sua comida. A menos que você participe de competições profissionais de comer, não há necessidade alguma de terminar o prato em questão de minutos.

3- Por fim, pare de comer quando sentir que já está com o estômago cheio. Escute o seu corpo e coma até sentir que comeu o suficiente.

* Com informações de Emily Esposito- Trello 

Pontos moeda