Saúde

'Não existe cabelo bonito se couro cabeludo não estiver saudável', diz tricologista

Falta de limpeza estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo, que se acumula na raiz dos fios e entope os bulbos capilares

Foto: Divulgação
A hidratação dos fios deve ser feita também no inverno, inclusive, nos cabelos mais oleosos.

Com o início do inverno, os grandes vilões dos cabelos bonitos e saudáveis são a água quente e o uso excessivo do secador, que prejudicam tanto os cabelos quanto o couro cabeludo. “Não existe cabelo bonito se o couro cabeludo não for saudável”, decreta a farmacêutica tricologista Cristal Bastos.

Nessa época é comum as pessoas tomarem banhos mais quentes e usarem mais o secador de cabelos, o que causa alterações na estrutura dos fios, que ficam mais frágeis e quebradiços, e no couro cabeludo, que costuma ficar mais oleoso. 

Cristal dá algumas dicas para ter cabelos mais saudáveis durante a estação mais fria do ano.

Evitar água quente

A água quente agride o couro cabeludo que produz mais oleosidade para se defender, o que pode provocar dermatite seborreica, ou seja a temida caspa, além de ressecar os fios, que ficam ásperos. “Tente lavar o cabelo com a temperatura, entre 36 e 38 graus, pelo menos”, ensina Cristal.

Manter o couro cabeludo limpo

Com o tempo frio, as pessoas tendem a ficar sem lavar os cabelos por dias, o que não é recomendado. “A falta de limpeza estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo, que se acumula na raiz dos fios e entope os bulbos capilares, causando irritação, coceira e queda”, explica Cristal.

Use o secador com moderação

Evite usar o secador todos os dias e quando usá-lo tente deixá-lo mais distante e em temperatura amena. “Mantenha uma distância de cerca de 30 cm da cabeça e use um finalizador térmico para proteger os fios do calor”.

Hidratação

A hidratação dos fios deve ser feita também no inverno, inclusive, nos cabelos mais oleosos. “Vale fazer em casa semanalmente e, pelo menos, uma vez no mês em salões e clínicas especializadas”.

Para evitar frizz

- Use leave-in e hidrate com frequência para manter a umidade dos fios.

- Não durma com cabelo molhado.

- Para evitar a caspa evite lavar o cabelo antes de dormir

Acessórios com moderação

Boinas, chapéus e gorros deixam o visual mais estiloso, mas devem ser usados com moderação, principalmente, se o cabelo estiver sujo, pois aumentam a oleosidade do couro cabeludo, principalmente se o uso for diário e por muitas horas.

Terapia capilar

O tratamento preventivo em clínicas especializadas também é indicado. “A terapia capilar, que pode incluir tratamentos como: argiloterapia, aromaterapia, blend de óleos, tecnologias como laser de baixa potência, infravermelho, led azul, alta frequência, vapor de ozônio, microagulhamento ou com cosméticos exclusivos podem ser indicados de acordo com a necessidade individual. Eles podem prevenir e tratar a queda capilar”, esclarece Cristal.

Pontos moeda