Saúde

Onze municípios do ES solicitaram o uso de medicamentos à base de cloroquina

Sete deles já estão com nota de liberação e com medicamento disponibilizado para retirada

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que até a última sexta-feira (26), 11 municípios capixabas sinalizaram oficialmente ao Governo do Espírito Santo que pretendem utilizar medicamentos à base de cloroquina em pacientes diagnosticados com coronavírus.

São eles: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Itapemirim, Iúna, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Brejetuba. Desses, sete já estão com nota de liberação e com medicamento disponibilizado para retirada.

Por meio de nota, a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (Geaf) explicou que a cloroquina, encaminhada pelo Ministério da Saúde, é distribuída após verificação do protocolo instituído pelo município para o uso do medicamento. Além disso, o município deve encaminhar também documentações e a solicitação do quantitativo a ser requerido, como determinado pela Circular Nº 343/2020.

Após validação, é realizada a liberação, tendo o município o prazo de até dois dias úteis para fazer a retirada do medicamento. As distribuições ocorrem de acordo com o estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde ao Estado.

Até o presente momento, não há evidências que recomendem o uso da cloroquina em pacientes com quadro leve. A prescrição deve ser realizada com esclarecimento livre e consentido por parte do paciente sobre os riscos e efeitos adversos potenciais nos enfermos.

Pontos moeda