Saúde

Covid-19: Cariacica e Serra abrem agendamento para maiores de 50 anos sem comorbidades

Há vagas abertas para outros públicos prioritários, em primeira ou segunda dose

Foto: arquivo/ Tânia Rego/ Agência Brasil

A campanha de imunização contra a covid-19 no Espírito Santo passa a atender novos públicos. Depois de Vitória e Viana, as cidades de Cariacica e Serra abrem, nesta quarta-feira (09), o agendamento para vacinar as pessoas que têm mais de 50 anos de idade e não possuem comorbidades

Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abrirá o agendamento de forma online, neste site, a partir das 14 horas. Além do novo público, também serão abertas novas vagas para os seguintes públicos:

Primeira dose: vacina da AstraZeneca para pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos; trabalhadores da Educação, de escolas públicas e particulares entre 18 e 59 anos que atuam no ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, residentes em Cariacica ou que atuam no município (é necessário comprovar o vínculo de emprego e levar comprovante de residência).

Segunda dose da AstraZeneca: idosos 65 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Haverá, também, agendamento da primeira dose da Pfizer para gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias).

Na segunda-feira (07) foram abertas cerca de 2 mil vagas para a vacinação contra a covid-19 para estes mesmos públicos, exceto pessoas sem comorbidades entre 50 e 54 anos, e ainda há doses disponíveis.

A vacinação de ferroviários será realizada quinta (10) e sexta-feira (11), no CRE Metropolitano, em Jardim América, com horários agendados pela secretaria em lista nominal enviada às empresas. 

Na Serra, a Secretaria de Saúde(Sesa) abre agendamento online, a partir das 18 horas, para a vacina contra a covid-19. Todos os agendamentos deverão ser feitos no site da prefeitura, neste link. A aplicação ocorrerá sexta-feira (11), sábado (12) e segunda-feira (14).

Para primeira dose, podem fazer o agendamento a populaçao em geral entre 50 e 59 anos sem comorbidades, pessoas com comorbidades da fase 1 (síndrome de down, deficiência mental/intelectual, obesidade mórbida, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica em diálise, fibrose cística) e demais comorbidades da fase 2 que tenham idade entre 18 e 59 anos.

Também podem fazer o agendamento as pessoas com deficiências permanentes cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também na faixa etária de 18 a 59 anos; e trabalhadores da educação do ensino básico e superior.

Já para segunda dose, podem fazer o agendamento idosos com mais de 75 anos que receberam o imunizante da Fiocruz/AstraZeneca e trabalhadores da saúde.

A vacinação ocorrerá nesta sexta-feira (11) e segunda-feira (14), nas seis unidades regionais de saúde (Boa Vista, Jacaraípe, Serra Sede, Serra Dourada, Novo Horizonte e Feu Rosa). Também haverá pontos de vacinação nas Unidades Básicas de José de Anchieta, Central Carapina, Jardim Tropical, São Diogo, Manguinhos, Planalto Serrano A, São Marcos, Taquara II e Eldorado. Outro ponto de imunização será no Parque da Cidade.

Viana Vacinada

Em Viana, continua o período de agendamento para os moradores e eleitores do município que desejam participar, voluntariamente, do estudo Viana Vacinada. A aplicação acontece no próximo domingo (13), das 8h às 13 horas, e o agendamento pode ser feito pelo site vianavacinada.saude.es.gov.br.


Pontos moeda