VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Saúde

Municípios do ES que aplicarem menos de 70% das vacinas só vão receber metade das novas doses

A Secretaria de Estado da Saúde informou que cidades nessa situação receberão, em futuras remessas, apenas metade das doses inicialmente previstas

Foto: Divulgação/Pixabay

Os municípios que não utilizarem pelo menos 70% das doses de vacinas contra a covid-19 enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) passarão a receber, em remessas futuras, somente metade das doses inicialmente previstas.

Um município que, segundo informações do Painel do Ministério da Saúde, utilizou uma porcentagem do imunizante abaixo do índice estabelecido foi Colatina, no noroeste do estado. 

De acordo com a Sesa, por esse motivo, foram encaminhadas nesta sexta-feira (18), ao município, 702 doses da vacina da Pfizer.

Confira a quantidade de doses distribuídas a cada município!

Nesta sexta-feira, o Espírito Santo recebeu um total de 79.170 doses de imunizantes contra a covid-19. Durante a madrugada, foram entregues 47.970 doses da Pfizer/BioNTech. Outras 31.200 da Coronavac chegaram no início da manhã.

Com a chegada das doses, o subsecretário em Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, fez um apelo para que a população procure as unidades de saúde para tomar a dose necessária.

"Estamos conclamando toda a população acima de 60 anos e procure saber se sua dose já está disponível. Precisamos que a semana que vem seja de colocar em dia as vacinas deste grupo", afirmou o subsecretário.

De acordo com a Secretaria da Saúde, as doses da Coronavac serão usadas para vacinação de parte do público que aguarda a segunda dose do imunizante.

A última remessa encaminhada ao Estado havia sido realizada há um mês, em 17 de maio. Este novo lote vai atender cerca de 60% do público que aguarda a segunda dose. Atualmente, o total aplicação em atraso é de, aproximadamente, 51 mil pessoas.

Leia também: Plataforma vai permitir agendar vacinação contra a covid-19 em todos os municípios do ES

Já as doses da Pfizer/BioNTech serão direcionadas 80% à aplicação das primeiras doses na população geral, por faixa etária, e 20% aos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 em andamento no Estado, como trabalhadores da educação e Pessoas com Deficiência (PcD) permanente.

Pontos moeda