VÍDEO | "Ele morreu e voltou", diz médico capixaba sobre mau súbito de jogador da Dinamarca

Saúde

VÍDEO | "Ele morreu e voltou", diz médico capixaba sobre mau súbito de jogador da Dinamarca

Eriksen segue hospitalizado para exames adicionais, mas em condições estáveis

Foto: Reprodução / Instagram

Christian Eriksen permanece hospitalizado em Copenhage. O astro da seleção dinamarquesa será submetido a exames complementares para um diagnóstico preciso sobre o mau súbito que teve no sábado (12), em estreia na Eurocopa. O jogador caiu desacordado em campo e passou por reanimação cardíaca. Após o susto, a Federação Dinamarquesa de Futebol informa que seu estado é estável neste domingo.

O médico capixaba Henrique Bolnaldi comentou sobre o que aconteceu com o atleta. 

"Basicamente ele morreu e voltou. Foi isso que aconteceu. Ele não desmaiou. Ele teve, o que a gente chama na medicina de 'Morte Súbita Abortada', ou seja, teve morte, foi súbita, porque não vimos a morte 'indo' ou passo a passo (como vemos em casos de covid), e abortada porque alguém conseguiu identificar o que estava acontecendo, e graças a Deus ele está bem", disse. 

Veja a explicação completa:


Eriksen acordou bem e foi logo mandando cumprimentos aos companheiros de seleção, de quem recebeu enorme apoio logo que desmaiou, no estádio Parken, em Copenhage. O meia sabe que os companheiros ficaram bastante abalados com o incidente, ocorrido aos 42 minutos do jogo contra a Finlândia, e tentar tranquilizar a todos.

"Esta manhã falamos com Christian Eriksen, que mandou cumprimentos aos seus companheiros. Suas condições estão estáveis e ele continua hospitalizado para exames adicionais", informou a Federação Dinamarquesa de Futebol, em nota.

A entidade aproveitou para agradecer todas as manifestações de carinho e apoio para com o camisa 10 da seleção. "Gostaríamos de agradecer a todos pelas sinceras saudações a Christian Eriksen, de fãs, jogadores, famílias reais da Dinamarca e da Inglaterra, associações internacionais, clubes...", agradeceu. "Encorajamos a todos a enviarem os seus cumprimentos à FA dinamarquesa certificando que estão todos bem."

Os integrantes da seleção dinamarquesa passaram por ajuda psicológica após ficarem extremamente abalados e seguem recebendo apoio, de acordo com a Federação. "A equipe e o staff da seleção nacional receberam ajuda e continuarão sendo apoiados após o incidente de ontem."

Eriksen ainda não tem previsão de alta, mas todos esbanjam confiança que o desmaio não passou de um susto e ele poderá, sim, retornar aos campos. Mas, apenas após todos os exames comprovarem que seguirá saudável para a prática esportiva.