Saúde

ES vive 5ª onda da covid-19 e uso de máscaras em ambientes fechados segue recomendado

Nésio Fernandes concede entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (06) para falar sobre a atual situação da covid-19 no Estado capixaba; acompanhe

Lais Magesky

Redação Folha Vitória

O Espírito Santo vive a expansão da 5ª onda de covid-19. A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (06). Ao lado do subsecretário Luiz Carlos Reblin, Fernandes ainda reforçou sobre a orientação do uso de máscaras em ambientes fechados e coletivos.

O Espírito Santo vive uma quinta expansão da curva de casos da covid-19 em território capixaba. Esta quinta onda já se desenhou em seis semanas completas de crescimentos de casos onde, até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Simultaneamente, não identificamos o impacto significativo nas internações de leitos de UTI e enfermarias covid, por semana, dentro da rede pública. Estamos mantendo uma média de 5 casos de pacientes por semana", afirmou o secretário

Questionado se os capixabas serão obrigados a voltar a usar as máscaras de proteção facial, Nésio Fernandes esclareceu que a orientação da Secretaria de Estado da Saúde permanece a mesma: de que as pessoas utilizem a máscara dentro de ambientes fechados, e também nos ônibus.

"Mantemos a recomendação explícita do uso de máscaras em ambientes fechados ,principalmente em transportes coletivos. Orientamos a todos: não subestimem sintomas leves. Não tornaremos obrigatório o uso de máscaras agora. Seguiremos recomendando. Entendemos que as condições que enfrentamos no momento são diferentes e, neste momento, não exige restrições", disse

Acompanhe os principais tópicos abordados na coletiva:

ES alcançou 90% da população idosa com três doses

Nésio Fernandes: "Os indicadores de vacinação representam conquistas. Especialmente na população idosa. O Espírito Santo já alcançou 90% da cobertura de 3 doses em um grupo específico. No entanto, a chegada das variantes impõe a atualização da estratégia de vacinação com toda a sociedade. O ritmo da vacinação não alcançou velocidade suficiente para que novas ondas não pressionassem o serviço de saúde".

ES já tem comprimido para tratamentos específicos em pacientes hospitalizados com a covid-19

Nésio Fernandes: "Já incorporamos o medicamento utilizado para tratamentos específicos para pacientes hospitalizados com a covid. Distribuímos em alguns hospitais. É um comprimido por dia, durante 14 dias. Caso o medicamento seja necessário em outra unidade hospitalar, a solicitação é feita e o governo do Estado encaminha. Já abrimos processo de compra, já que o governo federal não enviará novos lotes ao Estado".

71% dos óbitos de abril e maio no ES foi de pessoas idosas

Nésio Fernandes: "Em abril e maio identificamos que 71% dos óbitos ocorreram em pessoas idosas. Do total desses óbitos, 92% aconteceram em pessoas com esquema vacinal atrasado. Temos um único óbito de um idoso que recebeu o segundo reforço. O segundo reforço é suficiente para reduzir risco de internações e óbitos na população indicada. (...) A 4ª dose da vacina está recomendada a partir dos 50 anos, e entendemos que ela deve se estender à toda a população adulta pelo SUS. Esse debate deve ocupar espaço com a comunidade científica e com o Ministério da Saúde nas próximas semanas".

ES vai intensificar as campanhas de vacinação

Nésio Fernandes: "Temos 3,7 milhões de capixabas aptos a receberem vacinas. (...) estamos com a meta de alcançar 90% de cobertura vacinal até o mês de agosto. Pretendemos incrementar campanhas de vacinação, trabalhar com os municípios e realizar os mutirões. Retornaremos com as coletivas semanais. Na próxima coletiva, vamos apresentar as principais taxas e outros dados importantes para a população capixaba reconhecer o papel importante da vacinação".

ES quer aplicar 4ª dose nos adultos ainda este ano

Nésio Fernandes: "Nós temos a expectativa de poder iniciar a vacinação da população entre 18 e 49 anos com a 4ª dose ainda neste ano. Entendemos que este é um papel do Ministério da Saúde: a ampliação da faixa etária e a aquisição das vacinas".

Nésio reforça recomendação do uso de máscaras

Nésio Fernandes: "Mantemos a recomendação explícita do uso de máscaras em ambientes fechados principalmente, em transportes coletivos e orientamos a todos: não subestimem sintomas leves. Não tornaremos obrigatório o uso de máscaras agora. Seguiremos recomendando. Entendemos que as condições que enfrentamos no momento são diferentes e, neste momento, não exige restrições".

"Quem só tem duas doses, possui risco mais alto de contaminação", afirma Nésio

Nésio Fernandes: "A variante ômicron exige que nós atualizemos a compreensão das quantidades de doses e de como elas são traduzidas para a população. As subvariantes não permitem que sigamos afirmando que o esquema completo é o de duas doses ou dose única. O esquema primário deve ser reconhecido como esquema de três doses. Já abrimos o debate com as áreas técnicas na perspectiva de que reconheçamos que o esquema da vacina da Janssen seja adotado igual ao esquema da Astrazeneca. Havendo ampla disponibilidade de doses, precisamos comunicar claramente a população: quem tem duas doses, possui risco muito mais alto neste momento".

Foto: Divulgação/ Sesa


Pontos moeda