Saúde

ES sedia maior evento de saúde pública do país

Segundo a secretaria de Estado da Saúde, é esperado um público de mais de 2 mil pessoas. Evento acontece de 16 a 19 de junho, no campus da Ufes, em Vitória

Foto: Pixabay

O Espírito Santo sedia a partir desta quinta-feira (16), o 15º Congresso Internacional da Rede Unida. O evento que acontece no campus da Ufes, em Goiabeiras, Vitória, é considerado o o principal congresso de saúde pública do Brasil.  ão esperados palestrantes dos Estados Unidos, Colômbia e Itália. Segundo a secretaria de Estado da Saúde, mais de mil pessoas devem participar presencialmente e mais de mil de forma virtual.

No evento, organizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e a Rede Unida, participantes e palestrantes vão compartilhar experiências de organizações nacionais e internacionais em saúde e educação. 

O presidente do Instituto, Fabiano Ribeiro, acredita que o congresso será fundamental para mostrar como o Sistema Único de Saúde (SUS) superou os desafios na pandemia. 

“O Espírito Santo é um dos bons exemplos no combate à Covid-19 e, principalmente, no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e nos atendimentos dos hospitais. Os projetos e programas de inovação do ICEPi são referências e serão compartilhados no congresso por meio de oficinas, fóruns e rodas de conversa”, explicou.

O evento contará com a participação do secretário de Estado de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que será responsável por presidir as atividades. “Para nós é um grande orgulho sediar esse tão importante evento, que se torna um ambiente de debates qualificados sobre temas que impactam diretamente da população brasileira”, disse.

Durante a abertura oficial, marcada para a próxima quinta-feira (16), no Vitória Grand  Hall, acontece a solenidade de lançamento da 17ª Conferência Nacional de Saúde com tema “Amanhã será outro dia!”.

Em pauta, o debate de ideias com foco na reorganização do sistema de saúde pós-pandemia, além de novas práticas e atuações para as consequências da Covid-19.

Está prevista a participação de representantes do Governo do Estado, Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de instituições de ensino de Emilia-Romagna e Parma (Itália), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-ES), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Serviço:

15º Congresso Internacional da Rede Unida
Data: 16 a 19 de junho de 2022
Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Goiabeiras, Vitória,
Horário: 8h às 20h
Informações: www.redeunida.org.br
Inscrições: www.redeunida.org.br/pt-br/evento/11/menu/inscricoes15-/
Programação: www.redeunida.org.br/pt-br/evento/11/menu/programacao15ciru-geral-/


Pontos moeda