Saúde

Síndrome de Ramsay Hunt: entenda condição que paralisou parte do rosto de Justin Bieber

Doença é provocada pela reativação de um vírus no organismo e pode deixar sequelas, em alguns casos

Foto: Reprodução/Instagram @justinbieber
O cantor Justin Bieber ficou com parte do rosto paralisada e precisou cancelar agenda de shows para cuidar da saúde

O cantor canadense Justin Bieber passou maus bocados por causa de uma infecção causada pela reativação do vírus da varicela, a catapora. Com parte do rosto paralisado, o astro precisou cancelar shows para cuidar da saúde. Em um relato nas redes sociais, explicou o que aconteceu e fez um alerta para o problema.

"Isso é bem sério, como podem ver. Queria que não fosse o caso, mas meu corpo está pedindo para eu desacelerar. Espero que entendam que estou usando esse tempo para descansar, relaxar e me recuperar 100% para fazer o que eu nasci para fazer", disse na publicação feita na última sexta-feira (10).

O que é a síndrome de Ramsay Hunt

Segundo especialistas, a  síndrome é uma doença viral causada pelo mesmo vírus da catapora, o varicela-zoster, podendo afetar os nervos facial e o da audição. Os sintomas costumam variar. Quadros de vermelhidão na região do pescoço, inchaço e vesículas na pele podem surgir, assim como a paralisia facial. Isso explica o fato do paciente encontrar dificuldade para fechar os olhos e até mesmo se alimentar.

O infectologista Luiz Otávio da Fonseca, da Paraná Clínicas, ouvido pelo portal de notícias R7, explicou que a doença "é o resultado da reativação da infecção latente pelo vírus Varicela-zoster".

Os sintomas duram algumas semanas e a doença pode deixar sequelas. O quanto antes o tratamento com corticites e antivirais for iniciado, maiores as chances de uma recuperação rápida. 

O infectologista orientou ainda que as sequelas podem ser reversíveis ou não ter cura, dependo do caso. Disse também que sessões de fisioterapia podem ajudar no tratamento e na recuperação. 

Além da síndrome de Ramsay Hunt, o cantor já havia anunciado ao público um quadro de piora na doença de Lyme um tipo de infecção provocada por carrapatos, ainda no início do mês de junho.

*Com informações do Portal de notícia R7

Pontos moeda