Saúde

Subvariantes mais transmissíveis da Ômicron são identificadas pela Fiocruz

Segundo dados do levantamento feito pela fundação, nos meses de maio e junho, foi registrado o crescimento de três subvariantes

Foto: Divulgação/NIAID

A Rede Genômica Fiocruz identificou por meio de análise genômica, uma possível substituição da linhagem BA.1 da Covid-19 pela linhagem BA.2 em amostras analisadas entre os dias 20 de maio e 2 de junho. Trata-se de subvariantes da Ômicron.

Ainda durante as análises, a fundação identificou o aumento das linhagens BA.4, BA.5 e BA.2.12.1 no mesmo período. Elas têm características genômicas que podem levar a uma maior transmissibilidade viral. Os dados referentes às linhagens e variantes do vírus Sars-CoV-2 no Brasil são computados toda as semana na plataforma da Rede.

Vale lembrar que a BA.1 foi a variante responsável pelo surto de covid-19 no país entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Além disso, a BA.2 vem ganhando espaço não apenas no Brasil como em outros países. Já as cepas BA.4 e BA.5 e BA.2.12.1,  parecem ser mais transmissíveis que as mutações anteriores da Ômicron.

Ainda segundo informações do site da Fiocruz, a atualização feita pela rede traz a caracterização genômica de sete casos confirmados por RT-PCR de coinfecção pelos vírus Sars-CoV-2 e influenza e ainda 69 casos de reinfecção, 48 dos quais associados à reinfecção pela Ômicron.

*Com informações dos portais R7 e Fiocruz



Pontos moeda