• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Cistite e infecção urinária é a mesma coisa? Urologista explica causas e gravidade

Saúde

Cistite e infecção urinária é a mesma coisa? Urologista explica causas e gravidade

Oito idas ao banheiro em 24 horas é considerado normalidade

Foto: Divulgação
Segurar o xixi não causa infecção urinária e sim a falta de água no organismo. 

É comum encontrar pessoas com dúvidas a respeito das doenças urinárias e suas causas. E uma das mais comuns é saber segurar a urina na bexiga é prejudicial à saúde e o que ela causa: cistite ou infecção urinária? O urologista Fernando Almeida, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelo, esclarece as dúvidas.

A cistite é uma inflamação, sendo que a mais comum ocorre por uma bactéria, classificada como cistite bacteriana, também chamada de infecção urinária. Portanto, segurar o xixi não vai causar esse problema. Porém, quem bebe pouco líquido e deixa para urinar quando a bexiga está extremamente cheia - por períodos acima de 6 horas - pode dar mais chance para a bactéria alcançar a bexiga e se instalar, originando a infecção.

Desse modo, a infecção não está associada a segurar o xixi, mas sim a ingerir pouco líquido, pois quem bebe muito não consegue aguentar períodos tão longos sem ir ao banheiro.

Levantar várias vezes durante a noite para fazer xixi é normal?

Não. É considerado dentro da normalidade, no máximo, 8 idas ao banheiro em 24 horas. Mas, em média, uma pessoa urina 1,5 L por dia e, especificamente à noite, há uma menor produção por conta da liberação do hormônio antidiurético. Segundo o médico, é comum ir uma vez ao banheiro no período noturno. Passando desse número, é possível que seja algum problema, como produção maior de urina ou bexiga de pequena capacidade

Por que algumas pessoas sentem vontade de fazer xixi com muita frequência?

Pessoas que ingerem muito líquido vão mais vezes ao banheiro. O que não é comum é ir com muita frequência ao banheiro sem ter a ingestão de líquido aumentada. Nesta situação, é possível que a bexiga tenha pequena capacidade.

Beber água realmente previne pedra no rim ou quem tem predisposição terá de qualquer jeito?

A formação de cálculo renal está associada ao componente hereditário e constitucional da própria pessoa. Quando se bebe mais líquido, a urina fica mais diluída, evitando assim, a formação de cálculo renal. No caso de quem já tem a pedra, o hábito de ingerir líquido também é indicado a fim de evitar o crescimento do cálculo já existente. Porém, mesmo bebendo líquido, a predisposição genética aumenta a chance de desenvolver o problema