Saúde

Leite de vaca, cabra e amêndoas: qual a diferença e qual é o melhor?

Leite de cabra é mais rico em proteínas e têm digestão mais fácil do que o de vaca; leites vegetais têm alto custo devido ao modo de preparo

Foto: Divulgação

Existe algum leite que é melhor? A nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, afirma que não existe um leite que seja considerado melhor, já que tanto os leites animais quanto os vegetais têm composições diferentes, podendo ter mais cálcio ou mais minerais. Assim, para escolher um leite como o "melhor", dependerá do objetivo ao consumir esse leite.

Leite de outros animais, como o de gato, pode ser consumido? Fernanda explica que por não haver pessoas que usem esses leites na alimentação, não há comprovação de que eles apresentem benefícios e, assim, não têm seu consumo considerado 100% seguro para humanos.

Por que leites vegetais são mais caros? Os leites vegetais têm um custo mais elevado por conta do preço da matéria-prima utilizada, que já é mais cara. Além disso, para fazer o leite, são necessárias grandes quantidades de grãos, o que aumenta ainda mais o custo. Outros fatores que elevam esse preço são o processo para a fabricação do leite e a questão de não haver tanta demanda de consumidores.

Melhor consumir leite de vaca em caixa ou garrafa? A nutricionista explica que o leite em garrafas é uma opção melhor, pois tem um processamento menor. De acordo com a especialista, um copo de leite de 250 ml tem de 300 mg a 350 mg de cálcio e de 7 g a 9 g de proteína. Segundo a nutricionista, muitas pessoas hoje apresentam algum grau de intolerância à esse leite por conta da má qualidade do leite. Fernanda afirma que o leite de vaca fresco é rico em bactérias que auxiliam a microbiota intestinal e que, ao ser processado para aumentar sua validade, como no leite UHT, essas bactérias morrem.

Leite integral, semi-desnatado ou desnatado? A nutricionista afirma que o leite integral é a melhor opção entre as três, visto que a quantidade de vitaminas nesse tipo da bebida é maior, enquanto as outras duas versões têm as vitaminas A, D, E e K em menor quantidade, consecutivamente. Outra questão é que a gordura do leite integral não faz mal porque é própria do alimento, sendo que o leite desnatado não pode ser encontrado na natureza e que a retirada da gordura não interfere tanto na quantidade de calorias da bebida.

Leite de cabra é mais fácil de digerir que o de vaca? O leite de cabra, por conter menos quantidade de lactose se torna mais fácil de digerir. Porém, as propriedades vitamínicas não são tão diferentes do leite de vaca, contendo as vitaminas A, D, E e K e a mesma quantidade de cálcio do de vaca. O leite de cabra possui um pouco mais de proteínas, tendo em um copo de 250 ml de leite cerca de 10 g a 12 g de proteína.

Leite de arroz é nutritivo? A nutricionista explica que esse tipo de leite, assim como o leite de aveia, é feito à base de amido, o que o torna pobre em nutrientes e em proteína, fornecendo apenas carboidratos.

E os leites enriquecidos? Os leites enriquecidos utilizam vitaminas e minerais sintéticos, como o ferro para suprir as quantidades necessárias para quem os toma. Esses leites podem ser encontrados tanto em pó como líquidos e os teores de cálcio e proteínas são iguais aos do leite de vaca.

Leite de soja é rico em proteína? A nutricionista afirma que esse leite vegetal, assim como o leite de quinoa, é rico em proteínas, tendo 6 g em um copo de 250 ml de leite, além de conter grande quantidade de vitaminas e minerais. Entretanto, a nutricionista aconselha que sejam optados os extratos de soja e não o leite de caixa por conta de substâncias conservantes e amidos que podem ser adicionados em sua composição.

Por que o leite em pó é mais saboroso? O leite em pó, diferentemente do que parece, não contém açúcar. Fernanda explica que esse tipo de leite é mais saboroso por conta da vaca que produz esse leite, que tende a ser mais gorduroso. O leite, durante o processo de industrialização, é desidratado, o que faz com que o seu sabor seja mais concentrado.

Leite de amêndoas é mais calórico que o de vaca? Sim. Esse leite e o das oleaginosas em geral é calórico por conta da quantidade de gorduras boas presentes nesses alimentos. Porém, essas gorduras fazem com que esse leite deixe a pessoa mais saciada. Fernanda afirma que o leite proveniente das castanhas é rico em vitaminas, sendo quase as mesmas do leite de vaca, mas não oferece proteínas ao organismo.

Leite sem lactose pode ser consumido por quem tem alergia à leite? Não. O que gera alergia é a lactase, a proteína do leite, presente nesse tipo de produto. A lactose é o açúcar do leite. Fernanda explica que o leite sem lactose, na verdade, contém lactose. "O que os fabricantes fazem é a quebra dessa molécula, facilitando a digestão para as pessoas que têm intolerância", diz

Como fazer leite vegetal em casa? A nutricionista afirma que para que o leite vegetal seja feito em casa, primeiramente é necessário deixar o alimento de molho por 12 horas. Depois, a cada xícara de chá que for utilizada do alimento, deve ser adicionado 100 ml de água e bater no liquidificador. Após bater, o líquido deve ser coado e está pronto para beber. Por ser um leite fresco e não ter conservantes. Deve ser consumido dentro de seis horas.

Via- Portal R7 




Pontos moeda