Saúde

Médico sugere cardápio do emagrecimento usando alimentos de fácil acesso e baratos

Especialista em nutrição revela a receita para perder peso com alimentos e ingredientes que a maioria das pessoas tem em casa, sem gastar muito dinheiro

Foto: Divulgação

O emagrecimento é uma meta de boa parte da população, seja a princípio motivado por razões meramente estéticas, por uma saúde melhor ou recomendação médica, já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade da população brasileira está acima do peso (54,1%) e isto é preocupante, pois pode trazer consigo doenças secundárias como o diabetes.

No entanto, conseguir estabelecer metas que levem ao emagrecimento pode não ser uma tarefa fácil. Muitas pessoas afirmam inclusive que não conseguem emagrecer devido ao alto custo financeiro de se fazer dieta e os sacrifícios que precisam ser feitos nas escolhas alimentares. Contudo, todos estes argumentos podem estar para cair por terra.

O Dr. Sandro Ferraz, nutrólogo especialista no tratamento da obesidade, revela que é possível começar a perder peso hoje mesmo, comendo bem, de forma fácil, sem sofrimento e incluindo na dieta alimentos de alta disponibilidade, que podem ser encontrados em qualquer supermercado, e que não pesam muito no orçamento familiar.

Foto: MF Press Global
Sandro Ferraz, nutrólogo especialista no tratamento da obesidade.

“Muitas pessoas associam erroneamente o emagrecimento a uma privação exagerada de nutrientes, calorias e alimentos. Isto não é necessariamente verdadeiro. Emagrecer significa reduzir o percentual de gordura corporal e não apenas baixar de peso. Quando restringimos muitos alimentos baixamos de peso, mas perdemos também massa muscular, além de fragilizar nossa imunidade por não consumirmos os micro e macronutrientes necessários para o seu pleno funcionamento. Em vez de dietas radicais, é preciso investir numa reeducação alimentar, e para isso, não é preciso gastar rios de dinheiro ou buscar alimentos endêmicos e raros", disse o médico. 

Para ilustrar como funciona o seu método de emagrecimento, o Dr. Sandro Ferraz aponta um cardápio elaborado por ele para perder peso, consumindo alimentos que podem ser encontrados na casa da maioria dos brasileiros: “o segredo está no equilíbrio. A alimentação do brasileiro, quando equilibrada, pode ser considerada uma das melhores do mundo, pois temos fartura de alimentos graças a nossa agricultura e clima, tendo variedade de nutrientes no prato durante as nossas refeições. Portanto, elaborei um cardápio que pode ajudar a maioria das pessoas a diminuir o percentual de gordura corporal, quando aliado a hábitos saudáveis e à prática de exercícios físicos com regularidade. No entanto, para uma dieta personalizada e que realmente leve em consideração a sua individualidade biológica, metabolismo e outras questões, é preciso realizar uma consulta com o seu médico e o seu nutricionista". 

Confira a receita especial do Dr. Sandro Ferraz!!

Foto: Divulgação

Café da manhã

OPÇÃO 1:

Ovos mexidos

+

1 porção de fruta como kiwi ou acerola (essas frutas, por possuírem baixo índice glicêmico podem ser usadas na forma de suco)

OPÇÃO 2:

Panqueca de aveia:

1 ovo

1 colher de sopa de aveia

1 colher de proteína vegetal

1 banana

Misture tudo e leve a uma frigideira anti aderente

OPÇÃO 3:

Vitamina:

Frutas vermelhas

Proteína vegetal em pó

Aveia

Leite vegetal (amêndoas, coco, castanhas…)

Adicione em seu café da manhã 1 copo de chá de gengibre com limão espremido

Almoço

Vegetais devem ser a base - utilize no mínimo 3 cores diferentes

OPÇÃO 1:

Peixe assado com purê de mandioquinha

Salada de folhas verdes, cenoura ralada, brócolis

Para temperar utilize azeite, sal rosa, semente de girassol / abóbora

OPÇÃO 2:

Macarrão de arroz ao molho bolonhesa

Salada de folhas verdes, tomate e pepino fatiado.

OPÇÃO 3:

Arroz integral patinho moído com pimentão, abobrinha refogada

Salada de folhas verdes e couve flor

Lanche da tarde

OPÇÃO 1:

1 fruta

Mix de Castanha do Pará, amêndoas, semente de abóbora e semente de girassol

OPÇÃO 2:

Creme de abacate com cacau

Abacate

Proteína vegetal em pó sabor chocolate

Leite vegetal (amêndoas, coco, castanhas…)

Cacau a gosto

OPÇÃO 3:

1 iogurte proteico sem lactose

Granola zero açúcar

Jantar

OPÇÃO 1:

Abóbora assada com alecrim, frango ao curry, brócolis refogado no alho

OPÇÃO 2:

Abobrinha recheada com patinho moído e molho de tomate caseiro com manjericão

OPÇÃO 3:

Sopa de grão de bico com cúrcuma

Ceia

Chá de camomila ou mulungu ou erva cidreira

Pontos moeda