• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Saiba como cuidar da pele com o uso diário de máscara

CORONAVÍRUS

Saúde

Saiba como cuidar da pele com o uso diário de máscara

O uso da peça de proteção pode causar dermatite de contato por irritação ou alérgica (nas máscaras que possuem metal) e até mesmo pela borracha

Foto: pexels

A máscara, por enquanto, passou a ser item essencial em nosso vestuário diário, quando precisamos sair de casa. A peça simples não parece trazer problemas no dia a dia, contudo, a dermatologista da Unimed Vitória Yara Rosetti alerta que é preciso adotar alguns cuidados para evitar problemas na pele.

A médica explica que o uso frequente e contínuo da máscara, como tem sido necessário para alguns profissionais, pode causar, por exemplo, acne mecânica ou oclusiva. "Essa acne pode surgir na região que fica coberta pela máscara, isso porque o atrito constante ou mesmo uma irritação danifica a barreira da pele facilitando a entrada de bactérias e sendo gatilho para esse problema", diz a especialista.

Yara assinala ainda que o uso da peça de proteção pode causar dermatite de contato por irritação ou alérgica (nas máscaras que possuem metal) e até mesmo pela borracha. Outros problemas comuns, de acordo com a dermatologista, são a piora da seborreia da face, desencadeamento ou piora de rosácea e dermatite perioral.

A orientação, nesses casos, é sempre procurar a ajuda de um profissional especializado. "São problemas que incomodam mas podem ser facilmente resolvidos com auxílio de um dermatologista", afirma.

Ela dá algumas dicas que podem evitar esses incômodos:

1 - Use máscaras com tecido leve, de preferência, 100% algodão;

2 - Lave o rosto antes e após o uso da máscara, com sabonetes líquidos para pele sensível;

3 - Aplique hidratante de acordo com seu tipo de pele e deixe secar por alguns minutos. A hidratação mantém a integridade da barreira da pele, protegendo, assim, da fricção.