Saúde

Vacinação contra a gripe para pessoas em situação de rua prorrogada até dia 15

Profissionais de saúde aplicaram mais de 100 doses da vacina contra a influenza, atingindo o número de 45% de cobertura vacinal para esse grupo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Fabrício Lima

O município de Vila Velha está vacinando pessoas em vulnerabilidade social (moradores de rua) contra a gripe. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a imunização para este público foi prorrogada até o dia 15 de junho. Realizada pela equipe de vacinadores do Consultório na Rua, desde o dia 22 de junho, os profissionais de saúde aplicaram mais de 100 doses da vacina contra a influenza, atingindo o número de 45% de cobertura vacinal para esse grupo. 

Atualmente, são 250 pessoas em situação de rua em Vila Velha, conforme informações disponíveis no cadastro da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).   

Gripe

A vacinação contra a gripe é capaz de proteger contra os principais vírus causadores da doença no período. A vacinação é especialmente importante para pessoas com maior risco para o desenvolvimento de quadros mais graves de gripe e pneumonia viral, como idosos, crianças, gestantes, diabéticos e portadores de doenças pulmonares, cardíacas ou autoimunes.

"A gripe, frequentemente, manifesta-se com dor de garganta, febre, coriza, obstrução nasal e tosse. Já a rinite alérgica tem como principal característica uma coceira no nariz e garganta, acompanhada de obstrução nasal e coriza, mas, raramente, tosse. A alergia pode atingir também os olhos, provocando sintomas, como coceira e vermelhidão", explica o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama.


Pontos moeda