Saúde

Comer devagar e com atenção: conheça os benefícios e saiba como praticar o Mindfull Eating

Mais importante que auxiliar na perda de peso, a técnica que prega o “comer com atenção plena” é muito utilizada em tratamentos de distúrbios alimentares como a compulsão, a bulimia e a anorexia

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Foto ilustrativa

Mais que fazer dietas e praticar exercícios físicos, uma atitude simples pode ser fundamental para o emagrecimento: respirar e mastigar mais devagar. De acordo com especialistas, aumentar a concentração em atividades rotineiras traz muitos benefícios para a saúde.

"Se concentrar no aqui e agora em outros momentos do dia, não só nas refeições, torna você um praticante de Mindfulness. Essa espécie de meditação com adeptos no mundo todo deu origem ao Mindful Eating, um método de alimentação consciente", disse a nutricionista Beatriz Gaudio. 

Mais importante que auxiliar na perda de peso, a técnica que prega o “comer com atenção plena” é muito utilizada em tratamentos de distúrbios alimentares como a compulsão, a bulimia e a anorexia.

De acordo com a especialista, a prática é bem simples, e tem por objetivo orientar a pessoa a sair do piloto automático nas tarefas cotidianas. Beatriz reforça que os benefícios só aparecem com a frequência da prática. 

Paciência e concentração durante a alimentação

A concentração durante a alimentação deve ser um hábito de todos, independente da idade. "É importante comer devagar qualquer tipo de comida, já que não somos 100% saudáveis o tempo todo. O importante é escutar e respeitar a saciedade", disse. 

Para facilitar o processo, a nutricionista dá uma dica: "Um exercício interessante e prazeroso pode ser feito com chocolate. Em vez de mastigar e engolir rapidamente, deixe o chocolate derreter na boca antes de engolir. Você ficará satisfeito com muito menos", afirmou.

Veja abaixo o passo-a-passo sugerido pela nutricionista para praticar o Mindful Eating:

- Diminua a velocidade: respire, levanto os alimentos à boca devagar e se lembrando de não engolir sem pensar, sem sentir;

- Saboreie os alimentos: aproveite, saboreando, prestando atenção ao sabor, à textura, à temperatura, etc;

- Não se distraia comendo: sente-se para comer longe da TV, sem laptops, ipads, celulares ou qualquer distrações. Se possível, curta o momento com alguma companhia.

- Observe seu corpo: seja curioso com relação a si mesmo e pergunte-se: “Como eu me sinto? Meu estômago está roncando? Estou cansado? Feliz? Com fome? Sentindo um vazio?”, preste atenção aos seus sinais antes e depois de comer.

- Respeite a sua fome: respeite e ouça os sinais do seu corpo; ele sabe de quanto e de qual comida precisa.

- Não se critique: seja gentil consigo mesmo, esqueça as regras que aprendeu e que geram culpa. Tenha amor por você, você merece.




Pontos moeda